X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Trabalho com os Pescadores

Foto_Pesquisas

O trabalho com os pescadores busca conscientizá-los e educá-los quanto à conservação dos albatrozes e petréis no ato da pesca. Para tal, os observadores de bordo estabelecem um relacionamento de empatia com os pescadores e lhes ensinam a importância de conservar essas espécies, não apenas pela ave, mas para a própria rentabilidade da pesca. Porque uma vez que este ambiente encontra-se degradado, o ecossistema terá menos recursos disponíveis e a atividade será menos produtiva. Além dos albatrozes comerem as iscas lançadas e o pescador perder uma boa quantidade de peixes.

O serviço dos observadores se dá em um longo processo de conhecimento do trabalho do pescador, que não acontece em apenas um dia, mas em vários dias e até meses de ida aos píeres e embarcações.

Entende-se que os afazeres do pescador são árduos e por isso um dos maiores desafios dos observadores de bordo é explicar que os albatrozes não estão ali para roubar o alimento, mas sim porque é o seu habitat natural e por isso cabe a eles respeitá-los e protegê-los.

Além do convívio, são entregues aos pescadores os seguintes materiais:

Questionário socioeconômico – Tem o objetivo de conhecer a vida do pescador em alto mar, para uma melhor aproximação.

Mapa de bordo – Com este material o pescador poderá registrar sempre que houver uma captura incidental de um albatroz, quando lançada a linha de pesca do seu barco. Essa ação tem o objetivo de tornar conhecido, ao pescador, a quantidade de capturas que podem acontecer e conscientiza-lo da importância de informar o Projeto, para que sejam tomadas as medidas de proteção às aves marinhas.

Material promocional – cartilha calendário, boné, gorro, folder, camisa, adesivo e HQ para pescadores e filhos de pescadores.


+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais