X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Manual do Educador é um dos destaques da Biblioteca do Projeto Albatroz

Captura de Tela 2016-11-29 a?s 10.46.23

Poder aprender algo novo é uma das habilidades mais ricas que o ser humano tem. E o papel do professor é fundamental para que essa oportunidade se torne real. Por isso, os projetos que compõem a Rede Biomar (Projeto Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar), com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, criaram o Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros para Educadores. Lançada neste ano, a obra está disponível para download na Biblioteca de Educação Ambiental do site oficial do Projeto Albatroz.

O “Manual do Educador” teve sua criação iniciada durante o Workshop de Educação Ambiental da Rede Biomar, ocorrido na sede do Projeto Albatroz que fica na Universidade Veiga de Almeida (UVA – Campus Cabo Frio – RJ), em março de 2015. No evento, os representantes Biomar propuseram compilações de saberes já consolidados, para a organização de um material único, com conteúdo e linguagem que sejam facilmente aprendidos por diferentes perfis de educadores. Já em agosto de 2015, aconteceu uma segunda reunião, na cidade de Santos – SP, para revisar o conteúdo  dessa construção coletiva.

Buscou-se neste material integrar informações sobre os biomas, as espécies, a problemática dos efeitos antrópicos nos ecossistemas e das espécies exóticas invasoras, e a necessidade do manejo para a conservação, conforme os temas considerados prioritários pelos projetos.

Cynthia Ranieri, Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, foi uma das responsáveis pela criação do Manual. Ela conta que é muito bom poder fazer parte de algo tão importante para o ensino sobre a conservação marinha. “É muito significante, para mim como educadora, poder transmitir a outros educadores a possibilidade de ensinar com propriedade algo tão pouco falado em salas de aula, mas tão importante para a qualidade de vida da sociedade.”, disse.

Biblioteca: Outras obras disponíveis na Biblioteca de Educação Ambiental do Projeto Albatroz são a Cartilha de Educação Ambiental Marinha, Livro do Aluno e do Professor, materiais utilizados no Programa Albatroz na Escola. Além da História em Quadrinhos “Espanta Albatroz” da Albatrupe.

Por Rebeca de Souza


Leia mais

+ Notícias de Educação Ambiental

Foto_notícia (1)

Maleta Albatroz: equipe apresenta ferramenta de ed...

Livros, DVDs, jogos, mapas e outras materiais educativos poderão ser emprestados a escolas da Região...

15/04/2022

15/04/2022 Leia mais
encontro jovem mar virtual

Encontro Jovem Mar aproxima os 'ambientalistas do ...

Jovens que participam dos Projetos da Rede BIOMAR patrocinados pela Petrobras compartilham vivências...

19/03/2021

19/03/2021 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais