X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Coletivo Jovem Albatroz está com inscrições abertas para curso de Educomunicação

WhatsApp Image 2018-08-15 at 16.15.43

No total, são 15 vagas para integrar o coletivo e participar do curso de Educomunicação

Até o dia 26 de agosto (domingo), jovens de toda a Baixada Santista poderão se inscrever para a seleção do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), iniciativa de educação ambiental e protagonismo juvenil do Projeto Albatroz,patrocinado pela Petrobras. No total, há 15 vagas abertas para integrar as atividades do grupo e participar do curso “Educomunicação e processos de educação ambiental em ambientes costeiros e marinhos”. 

De acordo com o responsável pelo Coletivo, Rafael Monteiro, o curso quebra o paradigma de educação com aulas expositivas, aliando diversas vivências, teoria e prática. Conduzido pelos integrantes do próprio CJA, serão abordados princípios teóricos e metodológicos da educomunicação socioambiental, focando em quatro técnicas: foto, vídeo, produção de texto e design.

“A Educomunicação permite desenvolver um pensamento crítico sobre o processo de comunicação a partir da produção de conteúdo por meio dessas ferramentas”, explica Monteiro. “A ideia é que os jovens produzam um produto educomunicativo da escolha deles e, a partir dessa experiência, construam um manual de Educomunicação que possa ser divulgado, ajudando outras pessoas a educomunicarem seus processos de educação ambiental”. 

Os encontros do Coletivo Jovem Albatroz serão semanais, entre os meses de setembro e novembro, às terças-feiras, das 9h30 às 12h30, na Universidade São Judas - Campus Unimonte, em Santos.

 

Pré-requisitos 

Para participar da seleção, é necessário ter entre 18 e 29 anos e residir na Baixada Santista. Não é preciso estar matriculado no ensino superior para se inscrever. O coletivo acredita que todos podem contribuir com seus conhecimentos específicos e experiências para o desenvolvimento da educomunicação para conservação de ambientes marinhos e costeiros.

Os interessados devem enviar uma carta de interesse com apresentação pessoal e justificativa de interesse no curso, comprovante de residência, número de telefone para o e-mail rafaelmonteiro@projetoalbatroz.org.br até às 20h do dia 26 de agosto. O assunto do e-mail deve ser “PROPOSTA EDITAL 2018 – CURSO EDUCOMUNICAÇÃO”.

 

Seleção

As inscrições recebidas serão analisadas pelos responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz e, no dia 31 de agosto, os jovens selecionados serão contatados por e-mail e telefone para que compareçam à atividade inaugural do curso. 

O primeiro encontro do Curso acontecerá no dia 4 de março, das 9h30 as 12h30, no laboratório Dínamo, no bloco B12 da Universidade São Judas - Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos).

 

Últimas turmas

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz já teve três turmas de jovens de toda a Baixada Santista engajados em práticas de educação ambiental. Em março deste ano, a terceira turma reuniu 22 pessoas de diversas formações para o curso de “Educação Ambiental e a transição educadora ambientalista em ambientes costeiros e marinhos”.

Nós últimos meses, participaram de encontros de políticas públicas, realizaram atividades educativas junto às crianças atendidas pelo Instituto Arte no Dique e os jovens da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e fizeram visitas de campo. Em junho, participaram do III Encontro Jovem TransforMar, evento que reuniu a juventude de diversos projetos ambientais marinhos. A terceira edição do encontro foi uma realização conjunta de quatro projetos Tamar, Albatroz, Argonauta e Aquário de Ubatuba.

 


Leia mais

+ Notícias de Educação Ambiental

Foto_notícia (1)

Maleta Albatroz: equipe apresenta ferramenta de ed...

Livros, DVDs, jogos, mapas e outras materiais educativos poderão ser emprestados a escolas da Região...

15/04/2022

15/04/2022 Leia mais
encontro jovem mar virtual

Encontro Jovem Mar aproxima os 'ambientalistas do ...

Jovens que participam dos Projetos da Rede BIOMAR patrocinados pela Petrobras compartilham vivências...

19/03/2021

19/03/2021 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais