LBV de Cabo Frio recebe atividades de educação ambiental
Jovens e idosos da instituição puderam conhecer o universo da conservação de grandes aves oceânicas com palestras e jogos
Cerca de 80 pessoas, entre crianças, jovens e idosos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) de Cabo Frio (RJ) tiveram, na última semana, a oportunidade de mergulhar no universo dos albatrozes, petréis e da importância de sua conservação. A técnica da base de Cabo Frio do Projeto Albatroz, Luiza Garcia, conversou com o público sobre o tema e propôs atividades lúdicas nos dias 5, 9, 11 e 17 de julho.
Nas quatro datas, foram realizadas palestras sobre as características dos albatrozes e seu habitat natural, visita à exposição fotográfica ‘Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha’, além de sessões da gincana educativa ‘Navegando no Mundo das Aves Marinhas’, que busca sensibilizar os participantes sobre a importância da conservação das aves oceânicas.
Gincanas
No primeiro encontro, 35 jovens, entre seis e 16 anos, assistiram uma palestra sobre a característica e a vida dos albatrozes e petréis. Essas aves oceânicas passam a maior parte da vida em alto-mar e só retornam à terra firme para reprodução e alimentação dos filhotes - o que acontece uma ou duas vezes a cada ano.
“Eles ficaram curiosos sobre os hábitos de vida dessas aves e como conseguem sobreviver por esse longo período nos oceanos”, comenta Luiza. Na gincana Navegando no Mundo das Aves Marinhas, os jovens puderam tirar essas e outras dúvidas. Isso porque o jogo propõe um quiz interativo, em que são exibidas imagens e vídeos sobre a ecologia das aves, as medidas mitigadoras para a redução das capturas incidentais por barcos de pesca e também as animações da Albatrupe - uma criação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, e da Lightstar Studios.
O objetivo da atividade é que cada equipe construa seu próprio toriline - linha com fitas coloridas que espantam as aves dos anzóis -, protegendo as aves da captura. Para isso, os jovens devem acertar o maior número de respostas possíveis, uma vez que cada questão correta equivale a uma nova fita colorida para o toriline da equipe.
No dia 11, a gincana voltou a acontecer nas dependências da LBV, no bairro de São Cristóvão. Desta vez, cerca de 30 crianças participaram da atividade.
Palestra e exposição
No dia 9 foi a vez dos idosos da instituição conhecerem o desafio da conservação de albatrozes e petréis. Eles assistiram à palestra sobre o Projeto Albatroz e ficaram curiosos sobre o tamanho das aves e o que pode ser feito para salvá-las da captura.
“Todos ficaram impressionados com as características dos albatrozes e com os esforços para a conservação dessas espécies. Muitos nem conheciam esses animais e nem imaginavam que são aves tão ameaçadas”, completou.
Na terça-feira (17), eles visitaram a exposição de fotos ‘Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha’, no Terminal Transatlântico de Cabo Frio.
Sobre a LBV
Fundada em 1950 pelo poeta e radialista Alziro Zarur, a Legião da Boa Vontade (LBV) é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica, altruística e sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social. Atua em prol de famílias de baixa renda, somando ao auxílio material os valores da Espiritualidade Ecumênica.
No Brasil, a LBV possui 82 unidades de atendimento, divididas em centros comunitários de assistência social, assessoramento, lares para idosos, escolas e centros de capacitação profissional.
Saiba mais sobre a LBV no site: https://www.lbv.org/.
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais