• Portugues
  • English
  • Spanish

LBV de Cabo Frio recebe atividades de educação ambiental

whatsapp lbv - essa

Jovens e idosos da instituição puderam conhecer o universo da conservação de grandes aves oceânicas com palestras e jogos

Cerca de 80 pessoas, entre crianças, jovens e idosos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) de Cabo Frio (RJ) tiveram, na última semana, a oportunidade de mergulhar no universo dos albatrozes, petréis e da importância de sua conservação. A técnica da base de Cabo Frio do Projeto Albatroz, Luiza Garcia, conversou com o público sobre o tema e propôs atividades lúdicas nos dias 5, 9, 11 e 17 de julho.

Nas quatro datas, foram realizadas palestras sobre as características dos albatrozes e seu habitat natural, visita à exposição fotográfica ‘Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha’, além de sessões da gincana educativa ‘Navegando no Mundo das Aves Marinhas’, que busca sensibilizar os participantes sobre a importância da conservação das aves oceânicas.

Gincanas

No primeiro encontro, 35 jovens, entre seis e 16 anos, assistiram uma palestra sobre a característica e a vida dos albatrozes e petréis. Essas aves oceânicas passam a maior parte da vida em alto-mar e só retornam à terra firme para reprodução e alimentação dos filhotes - o que acontece uma ou duas vezes a cada ano.

“Eles ficaram curiosos sobre os hábitos de vida dessas aves e como conseguem sobreviver por esse longo período nos oceanos”, comenta Luiza. Na gincana Navegando no Mundo das Aves Marinhas, os jovens puderam tirar essas e outras dúvidas. Isso porque o jogo propõe um quiz interativo, em que são exibidas imagens e vídeos sobre a ecologia das aves, as medidas mitigadoras para a redução das capturas incidentais por barcos de pesca e também as animações da Albatrupe - uma criação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, e da Lightstar Studios.

O objetivo da atividade é que cada equipe construa seu próprio toriline - linha com fitas coloridas que espantam as aves dos anzóis -, protegendo as aves da captura. Para isso, os jovens devem acertar o maior número de respostas possíveis, uma vez que cada questão correta equivale a uma nova fita colorida para o toriline da equipe.

No dia 11, a gincana voltou a acontecer nas dependências da LBV, no bairro de São Cristóvão. Desta vez, cerca de 30 crianças participaram da atividade.

Palestra e exposição

No dia 9 foi a vez dos idosos da instituição conhecerem o desafio da conservação de albatrozes e petréis. Eles assistiram à palestra sobre o Projeto Albatroz e ficaram curiosos sobre o tamanho das aves e o que pode ser feito para salvá-las da captura.

“Todos ficaram impressionados com as características dos albatrozes e com os esforços para a conservação dessas espécies. Muitos nem conheciam esses animais e nem imaginavam que são aves tão ameaçadas”, completou.

Na terça-feira (17), eles visitaram a exposição de fotos ‘Projeto Albatroz: conservando a biodiversidade marinha’, no Terminal Transatlântico de Cabo Frio.

Sobre a LBV

Fundada em 1950 pelo poeta e radialista Alziro Zarur, a Legião da Boa Vontade (LBV) é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica, altruística e sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social. Atua em prol de famílias de baixa renda, somando ao auxílio material os valores da Espiritualidade Ecumênica.

No Brasil, a LBV possui 82 unidades de atendimento, divididas em centros comunitários de assistência social, assessoramento, lares para idosos, escolas e centros de capacitação profissional.

Saiba mais sobre a LBV no site: https://www.lbv.org/.

WhatsApp Image 2018-07-12 at 17.10.39 1

Leia mais

+ Notícias

WhatsApp Image 2018-08-15 at 15.05.44

IV Workshop de Comunicação Ambiental promove discu...

No último sábado (11), 160 pessoas, entre jornalistas, biólogos e outros interessados na conservação marinha se reuniram no Consistório da Universidade Santa Cec...

13/08/2018 Leia mais
nauguração da sala do Projeto Albatroz na nossa base avançada de Florianópolis, dentro do centro de reabilitação da Associação R3 Animal

Nova base do Projeto Albatroz em Florianópolis abr...

Local é mantido em uma parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio/MMA) e R3 Animal Teve início recentemente os tr...

15/08/2018 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais