• Portugues
  • English
  • Spanish

Exposição fotográfica ‘Vida no Mar’ chega ao Centro de Visitação do Tamar, em Florianópolis

Foto Notícias_Exposição no Mar 2

Mostra reúne 11 imagens registradas pelo coordenador científico do Projeto Albatroz, Dr. Dimas Gianuca, em viagens a bordo de barcos de pesquisa e nas ilhas Malvinas/Falkland

Albatrozes e petréis são animais incríveis que passam toda a vida em alto-mar e só pisam em terra para se reproduzir, geralmente em ilhas remotas. Encontrar essas aves fora dos locais reprodução é um privilégio apenas para aqueles que se aventuram nos oceanos, como é o caso do coordenador científico do Projeto Albatroz, Dr. Dimas Gianuca. No total, 11 imagens registradas por ele estarão na mostra ‘Vida no Mar’, a partir do próximo dia 18 (sábado), no Centro de Visitação do Projeto Tamar, em Florianópolis (SC).

Através das lentes do cientista, é possível observar estas aves oceânicas em seu habitat natural, fotografadas diretamente do convés de barcos de espinhel pelágico no sul do Brasil durante pesquisas do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, e também em colônias de reprodução nas ilhas Malvinas/Falkland.

Cada foto é um mergulho na biologia destes animais. Entre as imagens, é possível vislumbrar o planar elegante de um albatroz-de-sobrancelha-negra. Uma das características mais marcantes desta espécie é sua aerodinâmica impecável e a capacidade de voar até 1000 km em um único dia, utilizando apenas a força dos ventos.

Em outro momento capturado pelo olhar artístico do cientista, um par de albatrozes-de-sobrancelha, anilhados por pesquisadores ainda filhotes, retornam pela primeira vez à ilha onde nasceram. Para cada imagem, há legendas com informações sobre a vida de cada uma das espécies e também uma contextualização sobre o momento em que ela foi registrada.

“Fico satisfeito com a possibilidade de realizar essa exposição para poder mostrar um pouco da realidade do alto-mar e dos albatrozes, tão distantes de quem vive nas cidades” afirma o Dr. Dimas Gianuca. “É importante que as pessoas conheçam os albatrozes para que sintam-se sensibilizadas e queiram preservá-los”.
 

Evento de lançamento

O lançamento oficial da exposição ‘Vida no Mar’ se deu durante as duas semanas intensas da 11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP que, entre 5 e 18 de maio, reuniu cientistas de 13 países em torno de debates, apresentações de resultados científicos e tomadas de decisão em prol da conservação destes grupos de aves - considerado o mais ameaçado do planeta.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

 

Exposição fotográfica ‘Vida no Mar’

Data: A partir do dia 18 (sábado)
Horário: de 9h30 às 17h30
Local: Centro de Visitação do Projeto Tamar (Rua Prof. Ademir Francisco, s/nº, Barra da Lagoa, Florianópolis)
Entrada: O ingresso custa R$ 15,00 inteira e R$7,50 meia entrada, crianças menores de 1,20 m não pagam.

Foto Noti?cias_Exposic?a?o Vida no Mar

Leia mais

+ Notícias

Foto Noti?cias__Doac?a?o equipamento

Doação de equipamentos ajudará Projeto Albatroz em...

Time-depth recorders foram doados por cientistas argentinos e americanos na 11ª Reunião do Comitê Assessor do ACAP, em Florianópolis (SC)Seminários científicos s...

14/05/2019 Leia mais
Foto Notícias_Albatroz na Escola Florianópolis

Escolas de Florianópolis recebem pela primeira vez...

Mais de 400 alunos participarão de palestras e dinâmicas de sensibilização sobre a conservação de albatrozes e petréisLevar para dentro da sala de aula aves oceâ...

14/05/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais