• Portugues
  • English
  • Spanish

Educadores de Itanhaém encerram o Curso de Educação Ambiental Marinha e Costeira para o Ambiente Escolar – Programa Albatroz na Escola EAD

Foto Notícias_encerramento ead

Curso teve o encerramento no dia 10 de dezembro de 2019, reunindo 44 educadores da rede municipal

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) tem como objetivo sensibilizar professores e alunos para a conservação dos Albatrozes e Petréis e os ambientes costeiro e marinho como um todo. A primeira edição do curso a distância de Educação Ambiental Marinha e Costeira para o Ambiente Escolar Baixada Santista, ministrado pela equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, chegou ao fim no último dia dez de dezembro, com uma reunião entre professores e a equipe da instituição para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

No total, 44 professores da rede municipal ensino de Itanhaém participaram do curso, que tinha como objetivo ampliar o conhecimento sobre o ecossistema marinho e a discussão dos problemas ali existentes, estimular o desenvolvimento de projetos de intervenção junto aos alunos e a comunidade do entorno da unidade escolar.  Ao todo foram 40 horas de curso, sendo quatro presenciais e 36 a distância. Quase dois mil alunos de 23 escolas foram envolvidos nas atividades. 

A primeira etapa do curso foi presencial e ocorreu entre os dias 10 e 12 de julho. O curso teve a participação de professores de educação infantil até ensino fundamental II e sugeriu formas de desenvolver atividades com seus alunos dentro e fora da sala de aula, buscando reflexão, o senso crítico, o entendimento da realidade e a vontade de transformação.

A segunda etapa, feita a distância, utilizou vídeos e cartilhas educativas do Projeto Albatroz (que estão disponíveis para download neste link) para o planejamento de intervenções a serem realizadas pelos professores com suas turmas - as ferramentas ficam disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem no site da instituição. 

No encerramento, as professoras puderam mostrar os resultados obtidos junto aos alunos e ver como é produtivo trabalhar o tema meio ambiente com eles. “Nós trabalhamos desde a educação infantil até os últimos anos do ensino fundamental, ficamos muito surpresos com os resultados e com o envolvimento de todos”, afirmou Adriana de Pinho Sitta, assessora de Orientação Educacional de Ciência da Secretaria de Educação.

Para o próximo ano está sendo programado junto a Seduc de Itanhaém a continuidade do curso, propondo novas atividades e a criando outras intervenções. "O curso foi ótimo, teve um boa repercussão na secretaria e em todas as escolas. Houve envolvimento total das professoras e de seus alunos, numa grande transformação coletiva”, avaliou a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri.

Sobre o ‘Albatroz na Escola EAD’

Lançado no ano passado, o Programa Albatroz na Escola EAD foi criado para atender à demanda crescente de educadores de diversas regiões do país por conteúdos, metodologias e práticas de educação ambiental no ambiente marinho e costeiro.

Para a educadora ambiental Beatriz Sant’Ana, a realização do curso é importante e necessária, porque dá a possibilidade de ampliar o desenvolvimento do Programa Albatroz na Escola (PAE) em outras cidades e também fornece novas estratégias e ferramentas pedagógicas para capilarizar a informação sobre a conservação dos albatrozes e petréis.

Para ela, levantar reflexões sobre as problemáticas socioambientais que emergem na sociedade é fundamental. “A ideia da formação é também estimular um processo participativo e crítico, tendo como resultado a transformação de pensamento individual e coletivo dos participantes, sejam eles educadores ou educandos’’, conclui.

Foto Notícias_encerramento ead 4 Foto Notícias_ead encerramento 2 Foto Notícias_ead 3 encerramento

Leia mais

+ Notícias

Foto Noti?cias_Planacap confere?ncia virtual

Reunião anual de monitoria do PLANACAP é realizada...

Criado em 2006 como objetivo de colocar em prática estratégias de conservação específicas para albatrozes e petréis que sobrevoam águas brasileiras e se alimenta...

23/09/2020 Leia mais
Foto Notícias_

Projeto Albatroz propõe mutirão de limpeza diferen...

Realizado todos os anos para promover a limpeza de praias, evento faz uso da criatividade para acontecer durante a pandemiaMesmo dentro de casa, a sensibilização...

15/09/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais