X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Diversas ações marcam o ano do Coletivo Jovem Albatroz

foto_site

Com a finalidade de capacitar jovens que colaborem para uma sociedade melhor, o Coletivo Jovem Albatroz desenvolveu diversas atividades ao longo deste ano. O grupo visa ações voltadas à Conservação Marinha, Educação Ambiental, Protagonismo Juvenil, e Educomunicação. Pertence à Rede Jovem Mar, que é uma ação da Rede Biomar, formada pelos Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. Os integrantes do Coletivo Jovem Albatroz se encontraram durante vários dias em 2016, na base do Projeto Albatroz, em Santos. Neste período eles se uniram para buscar transformações na realidade vivida e trabalharam questões sociais, econômicas, políticas e ambientais.

Um dos principais eventos do Coletivo Jovem Albatroz neste ano foi o bloco de carnaval “Volta do Mar Oferenda”, que expôs as questões ambientais ao público de maneira divertida e condizente com a data.  Os jovens também foram integrantes do Curso de Férias do Aquário Municipal de Santos, estiveram no Dia da Ave no Sesc Bertioga e elaboraram o Jogo Caça ao Tesouro, que é educativo e contém todos os animais da Rede Biomar, podendo ser realizado com grupos de qualquer idade.

Adriana Sanches conseguiu contextualizar bastante as experiências que todos os jovens adquiriram ao participar do Coletivo neste ano: “Ele nos traz uma experiência muito legal por ter jovens de diversas áreas de conhecimento, muitos com objetivos totalmente diferentes, mas que se uniram por uma mesma causa que é conscientizar e educar sobre a conservação marinha.” Segundo Adriana, o Coletivo ainda é um movimento maior, porque também se discute sobre outros assuntos relevantes no contexto atual do nosso país, como educação e política.

Em 2015, quando as atividades do Jovem Albatroz se iniciaram, os integrantes tiveram a oportunidade de participar do Encontro Jovem Mar que reuniu coletivos de diferentes projetos do país. No evento, que foi realizado na Bahia, apresentaram um vídeo que produziram sobre a história do porto de Santos, seus impactos ambientais sofridos, a questão do saneamento ambiental e a relação da região com a pesca artesanal.  Yasmin Defacio, integrante do Coletivo que participou deste encontro, relembra a oportunidade como a melhor ação do Jovem Albatroz e declara seu carinho pelo Coletivo: “Ele se tornou uma família pra gente, assim com a equipe do Projeto Albatroz, ainda mais aqui na Baixada Santista que tem uma baixa demanda de movimentos jovens” 

Para o próximo ano, mesmo com todos os compromissos individuais de cada integrante, como trabalho e estudo, o Coletivo Jovem Albatroz projeta novas atividades, como diz Rafael Arosa: “Estamos nos reestruturando para que haja uma melhor organização e planejamento para a continuidade das nossas ações em 2017”, finalizou.

 

Por Leonar Franco


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais