X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Albatroz realiza II Mostra de Vídeo Socioambiental

Alunos do Universitas na II Mostra Albatroz de Vídeo Sociambiental

A II Mostra Albatroz de Vídeo Socioambiental será realizada nos dias 16 e 17 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Colégio Universitas, na Ponta da Praia, em Santos. A Mostra, realizada pelo Projeto Albatroz, é gratuita e terá a participação de aproximadamente 170 alunos, do 1º ano do ensino médio do Colégio, com idade entre 14 e 16 anos.

O principal objetivo desta segunda edição é propiciar aos alunos a oportunidade de refletir e debater sobre questões ambientais atuais e apresentar diferentes oportunidades profissionais da área de meio ambiente. Para tanto, serão exibidos quatro documentários durante os dois dias do evento, cuja apresentação será seguida de uma roda de conversa mediada por Maria Claudia Kohler, coordenadora de Educação Ambiental e Voluntariado do Projeto Albatroz, e por José Eduardo de Lima, professor de Geografia do Universitas. Os participantes serão o advogado Guilherme Kodja, do Projeto Mantas do Brasil; a médica veterinária Valéria Ruoppolo, da Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais; a oceanógrafa Mariana de Karam e Britto, da Fundação Pró-Tamar, e a jornalista Maria Carolina Ramos, do Projeto Albatroz.

No dia 16, serão exibidos os documentários “Passageiros do Vento, Trabalhadores do Mar”, do Projeto Albatroz, e “Projeto Mantas do Brasil”. O primeiro explica o trabalho do Projeto Albatroz para conservação de albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas de extinção, apresentando o assunto por meio de uma série de entrevistas com pescadores, empresários do setor pesqueiro e parceiros da organização. Já o segundo documentário mostra como é a observação e a marcação de raias manta no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

Já no segundo dia de Mostra (17), é a vez dos vídeos do Projeto Tamar “As Tartarugas Marinhas e a Pescaria de Espinhel de Superfície” e do Fundo Internacional para a Proteção dos Animais e seus Habitats (IFAW), com o documentário “Incidente em Caleta Cordova”. O primeiro apresenta a captura de tartarugas marinhas pelos barcos de pesca de espinhel pelágico, técnica industrial utilizada em alto-mar, e o segundo retrata o derramamento de petróleo ocorrido em 2008 na Argentina, assim como as ações de resgate e recuperação de animais marinhos contaminados. 

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais