X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Albatrupe

T?o

A divertida turma Albatrupe foi criada para sensibilizar as pessoas para a conservação de albatrozes e petréis. Os personagens são produções da LightStar Studios, que já participou da elaboração de animações como 'A Era do Gelo', 'Mulan', 'Snoopy' e Asterix.

As espécies escolhidas como personagens foram selecionadas de acordo com o grau de extinção e de ocorrência no Brasil. Os detalhes da personalidade de cada um se aproximam do comportamento biológico das aves. As personagens são: Téo, Fred, Tristão, Judith, Alba, Tina, Sophia. Graças ao patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Albatrupe está presente em histórias em quadrinhos, tirinhas, vídeos e materiais promocionais do Projeto Albatroz.

 

Tirinhas

A Albatrupe leva informações para o público sobre albatrozes e petréis em formato de tirinhas. O objetivo é sensibilizar para problemática da conservação de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção, por meio do entretenimento desde assuntos sérios como a captura incidental pela pesca de espinhel, impacto do lixo marinho e até traços divertidos dessas aves são informados ao público de forma leve e simpática. 

Confira as Tirinhas clicando aqui.

História em Quadrinhos

Os conhecidos personagens da Albatrupe tem uma divertida historia em quadrinho que conta um pouco mais sobre a vida dos albatrozes e petréis. A publicação pode ser conferida na Biblioteca do site e também fala dos riscos e ameaças que estas aves sofrem em alto-mar, além de revelar as medidas de conservação com as quais trabalhamos.

Confira a HQ Albatrupe em "Espanta Albatroz" clicando aqui.

 

Animação Albatrupe

As animações Albatrupe também são uma das ferramentas utilizadas pela Educação Ambiental para envolver alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Os vídeos compõem a Gincana Albatroz “Navegando no Mundo das Aves Marinhas”, que por meio de um quiz dinâmico e interativo busca sensibilizar os jovens para a conservação marinha. A Gincana é oferecida gratuitamente a escolas públicas e particulares da Baixada Santista, São Paulo (capital), Rio de Janeiro (capital), Cabo Frio (RJ), Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e Itaipava (ES). 

Os episódios da divertida animação Albatrupe, criada para sensibilizar as pessoas quanto à conservação de albatrozes e petréis. Confira as sinopses dos descontraídos e informativos episódios, a seguir:

Voando em alto mar: Aborda a capacidade de migração dos albatrozes de um continente a outro e simula a impaciência das aves até chegarem ao local desejado sobrevoando os oceanos.

Enrolados: A lealdade e a monogamia – característica das aves de formar um único par reprodutivo por toda a vida – é apresentada de forma romântica e divertida, além de passar mensagem sobre a problemática do lixo marinho.

Os canudinhos da Sophia: A incrível capacidade dos albatrozes saciarem sua sede com a água do mar é abordada de forma divertida com a personagem Sophia que por ser de uma espécie denominada Real prefere bebê-la de canudinhos.

Hora de dormir: Albatrozes e petréis se guiam pelas estrelas para voar por grandes distâncias. A animação apresenta Fred, o personagem mais engraçado da turma, atrapalhando os amigos na hora de dormir ao brincar no tablet com um joguinho sobre o tema.

De Barriga Cheia: Tina, a personagem mais gulosa da Albatrupe, acredita inocentemente ter passado mal por causa de um único peixinho depois de ter se alimentado com uma impressionante variedade de lixo marinho. O vídeo impacta por alertar para a infinidade lixo descartado nos oceanos.

A Disputa: Constantemente as pessoas confundem albatrozes que são aves enormes e oceânicas com gaivotas que são pequenas e avistadas na praia. O filme mostra a engraçada disputa de Geraldo, a pequena gaivota, pela atenção de Sophia, uma albatroz-real.

Fashion Téo: Os albatrozes têm grandes patas com membranas entre os dedos que facilitam o direcionamento do voo. Téo encontra um tênis e decide calçar. Acha muito fashion e impressiona a todos, mas logo muda de ideia, pois o impede de voar.

Voa Tina voa: Albatrozes e petréis são aves planadoras que só conseguem voar carregados pelas correntes de vento. A animação simula um divertido game, no qual Tina procura voar sem cair.

Toriline, o espantalho marinho: Atraído pelo cheiro das iscas da pesca de espinhel, técnica industrial para capturar peixes grandes, essas aves oceânicas correm o risco de serem fisgadas. Tina e Judith correm perigo na hora de se alimentar e em seguida são salvas pela presença do Toriline.

Chocando o ovo: O casal mais idoso da Albatrupe Zé e Naná, apresenta a longevidade dos albatrozes e a capacidade de reprodução tardia. O vídeo também mostra a curiosa característica do revezamento com o cuidado do filhote no ninho entre macho e fêmea. Enquanto um choca, o outro busca alimento. Quando o casal briga, uma maravilhosa surpresa acontece.

Fred Trist?o Judith Alba Tina Sophia

Leia mais

+ Albatrupe

Tirinha-1-Português-Albatroz

Tirinhas...

08/11/2017

08/11/2017 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais