Rede Biomar

Captura de Tela 2016-08-26 a?s 20.49.58

A Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Biomar) reúne projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que tem por objetivo a conservação marinha do Brasil. Em conjunto com esses projetos, utiliza como principal ferramenta a Educação Ambiental para proteger as espécies e os habitats relacionados, refletindo o compromisso da Petrobras com os oceanos.

Para a Rede Biomar, adjetivar Educação com o termo Ambiental é muito mais do que referenciar um dos campos de atuação dos projetos que a compõe. É reconhecer a relevância que se atribui aos processos educativos no enfrentamento aos desafios impostos pela busca da sustentabilidade socioambiental. Afirma assim o compromisso de atuarem segundo a definição de educação ambiental disposta na Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº. 9.795/99 (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2005):

Art.2º. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

Tamanha a diversidade de seres vivos e ambientes marinhos e oceânicos e a diversidade sociocultural encontramos nas áreas de atuação dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar faz com que suas ações educativas permeiem as tendências da Educação Ambiental crítica (LIMA, 2002, 2011), transformadora e emancipatória (GUIMARÃES, 2004; LOREIRO, 2004; QUINTAS, 2004).

Conheça os projetos que integram a Rede Biomar:


Leia mais

+ Quem Somos

Historico 29

História...

Em julho de 1990, Rogério Menezes, um aluno de mestrado da FURG – Universidade Federal do Rio Grande, que estudava a pesca do espadarte, desembarcou de um ...

07/02/2017 Leia mais

Nossa equipe...

Coordenadora GeralTatiana NevesBióloga, mestre em oceanografia biológica. Fundou o Projeto Albatroz há 26 anos. Especialista em aves marinhas e vice-presidente d...

18/04/2017 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais