Workshop de Jornalismo Ambiental no Rio de Janeiro terá transmissão online
Reunindo especialistas e jornalistas da área ambiental, evento da Rede Biomar será realizado na PUC-Rio
Visando fortalecer a formação de jornalistas comprometidos com as causas ambientais, será realizado no dia 27 de setembro, na PUC-Rio, o Workshop de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar. A rede é composta por cinco importantes projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. Como o trabalho de todos está relacionado à biodiversidade nos oceanos, o tema do evento será "Conservação Marinha em Pauta”.
Entre 13h e 19h, com transmissão ao vivo pela TV PUC-Rio, os palestrantes compartilharão informações sobre os oceanos e sua biodiversidade, assim como sobre os desafios e caminhos da comunicação ambiental no cenário atual.
A mediadora do encontro será a jornalista ambiental Paulina Chamorro.
MESA 1 - das 13h às 15h
• Márcia Engel, bióloga, mestre em zoologia e coordenadora geral do Projeto Baleia Jubarte
• Paulina Chamorro, jornalista ambiental
MESA 2 – das 15h às 17h
• Tatiana Neves, bióloga, mestre em oceanografia e coordenadora geral do Projeto Albatroz
• Ana Lucia Azevedo, jornalista - O Globo
MESA 3 - das 17h às 19h
• Clóvis Castro, biólogo, doutor em zoologia e coordenador geral do Projeto Coral Vivo
• Eduardo Carvalho, jornalista da equipe de conteúdo e curadoria do Museu do Amanhã
Clóvis Castro, coordenador geral do Projeto Coral Vivo
Professor do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, biólogo marinho, mestre e doutor em zoologia, especializado em corais e recifes de coral. Contribuiu para a criação dos Parques Nacionais de Abrolhos e Fernando de Noronha, entre outras unidades de conservação marinhas, foi relator de recifes de coral no workshop do Ministério do Meio Ambiente para Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Zona Costeira e Marinha (1999), é coordenador geral do Projeto Coral Vivo e coordenador executivo do recém aprovado Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).
Paulina Chamorro, jornalista ambiental
Diretora da Andina Comunicação e apresentadora do programa Vozes do Planeta, na Rádio Vozes. Foi coordenadora de meio ambiente e cidadania das emissoras do Grupo Estado, Rádio Eldorado e Rádio Estadão. Apresentou os programas Planeta Eldorado, Planeta Estadão e a Semana Estado de Jornalismo. Coordenou o projeto Pintou Limpeza. Também foi produtora de campo e Relações Públicas da documentarista Céline Cousteau no projeto Tribes on the Edge, no Vale do Javari, Amazônia. Possui o blog Vias Alterlatinas. Vencedora de dois prêmios Chico Mendes como melhor programa de rádio e da medalha João Pedro Cardoso, do governo do Estado de São Paulo.
Tatiana Neves, coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz
Bióloga e mestre em Oceanografia Biológica pela FURG-RS. É coordenadora geral e fundadora do Projeto Albatroz, autora e coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional para a conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap), membro do Subcomitê para a Pesca de Atuns e Afins, coordenadora brasileira para o programa Albatross Task Force, da Birdlife International, e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Capturas Incidentais do Acordo Internacional para Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP). Também contribuiu para a criação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e do Refúgio da Vida Silvestre de Alcatrazes.
Ana Lucia Azevedo, jornalista – O Globo
Colunista do Jornal O Globo. Ex-editora de ciência, meio ambiente, saúde e história do jornal O Globo. Mestre em geografia pela UFRJ e bacharel em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica (CNPq) a mais importante distinção concedida ao jornalismo de ciência no Brasil, pelo conjunto de sua carreira. Ganhou também o Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica, Ambiental e Tecnológica (2002).
Márcia Engel, coordenadora geral do Projeto Baleia Jubarte
Bióloga, com mestrado em Zoologia pela PUC-RS e doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz – BA. Fundadora e Presidente do Instituto Baleia Jubarte desde sua criação, em 1996. Participou da elaboração das três versões do Plano de Ação para a Conservação de Mamíferos Aquáticos no Brasil e da Avaliação do Status dos Grandes Cetáceos feita pelo ICMBIO/MMA. Desde 1999 tem participado das reuniões da Comissão Baleeira Internacional, como representante da sociedade civil ou como membro da delegação brasileira. É coordenadora geral do Projeto Baleia Jubarte.
Eduardo Carvalho, jornalista da equipe de conteúdo e curadoria do Museu do Amanhã
Pós-graduado em Jornalismo Científico pela UNICAMP, bacharel em jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba, com especialização em jornalismo de negócios e econômicos. Integra a equipe de conteúdo e curadoria do Museu do Amanhã. Foi editor-chefe do Portal do Governo de São Paulo, editor de conteúdo web do portal G1, repórter de economia e negócios do Jornal O Vale.
Por Leonar Franco
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais