X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Wisdom é mãe novamente aos 65 anos

Pesquisadores acreditam que ave possui mais de 65 anos e já se reproduziu 40 vezes

O filhote do albatroz mais velho já registrado, a Wisdom (do inglês “sabedoria”), nasceu no último dia 2 de fevereiro. A pequena ave chama-se Kūkini (que significa “mensageiro”). Wisdom chegou ao Atol de Midway, no Oceano Pacífico, em novembro do ano passado para pôr um ovo e desde então, ela e seu parceiro, revezaram-se nos cuidados até o nascimento do filhote.

Acredita-se que Wisdom tenha pelo menos 65 anos de idade e mesmo tão “idosa”, pesquisadores calcularam que ao longo de sua vida ela deve ter sido mãe de cerca de 40 filhotes. Este albatroz de longa data tem uma história incrível. Em março de 2011 ela sobreviveu ao tsunami que cobriu 20% e 60% de duas ilhas nos arredores do Havaí, e há a probabilidade dela ter voado em sua vida três milhões de milhas (4,8 milhões de km). Esta distância equivale a seis viagens de ida e volta entre a Terra e a Lua.

Para completar a família, o parceiro de Wisdom agora também tem nome. Após uma enquete realizada pela Papahānaumokuākea Marine National Monument o nome escolhido foi Akeakamai, que significa “amante da sabedoria”. 

*Colaborou: Rebeca de Souza


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais