X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Visite o Museu de Pesca em Santos e conheça o Projeto Albatroz

Albatroz no Museu de Pesca0

Poucas pessoas têm a chance de ficar frente a frente com um albatroz, já que essa ave oceânica passa a maior parte de sua vida no mar e só fica em terra firme – geralmente ilhas desabitadas nos oceanos – para se reproduzir. Contudo, quem visita o Museu de Pesca de Santos, pode ter ideia de como é o albatroz. Uma parceria entre o Projeto Albatroz e o museu permite aos visitantes do local conhecerem o acervo do Projeto, que conta com uma réplica em tamanho real de um casal de albatrozes no momento da corte, uma maquete de barco de espinhel e a Exposição de Tirinhas da Albatrupe, além da Exposição Digital de Fotos da Rede Biomar.

Os mais de 50 mil visitantes anuais do Museu de Pesca se impressionam com a réplica do casal de albatrozes, que fica em um espaço privilegiado, bem no centro de uma das salas do museu. No local também está a maquete de barco de espinhel, onde o público pode ver e entender perfeitamente como funciona o toriline – uma das medidas mitigadoras para a preservação de albatrozes e petréis.

A Exposição de Tirinhas da Albatrupe – que se trata de personagens de albatrozes e petréis com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a conservação dessas aves - é outro item que chama a atenção no Museu de Pesca e deixa principalmente as crianças muito interessadas. De todas as tirinhas que foram publicadas na página oficial do Projeto Albatroz no Facebook, 12 foram selecionadas e viraram molduras que formam a exposição.

No salão onde se encontra a ossada da baleia com 23 metros de comprimento e sete toneladas, grande atração do museu, também está a Exposição Digital de Fotos da Rede Biomar, que é formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Cinco televisões, uma para cada projeto, mostram ao público belas fotos pertencentes a cada um e também reproduzem o som do mar.

Segundo Thaís Moron Machado, Diretora do Museu de Pesca, estreitar os laços com o Projeto Albatroz contribui não só a ambas as partes como também à população. O Museu de Pesca é um espaço que tem o objetivo de divulgar as ações de pesquisa do Instituto de Pesca, que funciona atrás do museu, e destacar a importância da preservação. “O material disponibilizado pela parceria com o Projeto Albatroz é extremamente importante, pois corresponde à temática do Museu de Pesca, principalmente no que diz respeito à importância da preservação da vida marinha e de promover a educação ambiental”, concluiu.

 

Por Leonar Franco

m1 m2 m3 m4

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais