• Portugues
  • English
  • Spanish

Um embarque com a NatGeo

Foto Notícias_Diário Dimas

Mais de quatro anos se passaram desde meu último embarque em um barco de pesca, ainda como perquisador do Projeto Albatroz, em 2013. Naquele mesmo ano me mudei para Inglaterra para realizar meu doutorado sobre a influência das variações climáticas e da pesca sobre às populações de petréis gigantes da Georgia do Sul (Antartica), os quais se alimentam em águas brasileiras.

É uma grande satisfação estar de volta à equipe do Projeto, agora como coordenador científico, mas devido às minhas funções em terra, dificilmente terei disponibilidade para realizar longos cruzeiros de pesca como antes, que normalmente duravam de 15 à 25 dias. Neste sentido, quando eu soube que precisávamos articular um embarque de poucos dias para filmar um episódio da série de documentários “No Mar”, da NatGeo, vi a grande aportunidade para, finalmente, estar de volta ao mar.

Realizamos esta curta viagem no barco Maria, da Troquato Pontes Pescadoes S.A., em Rio Grande-RS. Os donos, mestres de pesca e tripulantes desta embarcação já são velhos conhecidos e colaboradores do Projeto Albatroz. Rio Grande é o porto mais próximo da área com a maior densidade de albatrozes do Brasil, portanto é chave para o nosso trabalho.

O embarque levou quatro dias, sendo um de ida, um de volta e dois de pesca. Foi um cruzeiro ótimo, com bom tempo, pescaria boa, sem nenhuma ave capturada, gracas às medidas para mitigar a captura utilizadas pelo mestre. Teve até avistagem de baleia cachalote bem ao lado do barco! Pra mim foi uma sensação ótima estar de volta em alto mar, vivenciar novamente aquele ambiente selvagem, a bordo de um rústico barco de pesca, e ter contato tão próximo com os albatrozes e com a força da Natureza.

O episódio da série “No Mar” pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=NmSiLYf140o&feature=youtu.be


Leia mais

+ Notícias

WhatsApp Image 2019-08-14 at 16.28.09 (1)

Exposição ‘Vida no Mar’, do Dr. Dimas Gianuca, che...

Mostra segue até março do ano que vem com 11 fotografias registradas pelo coordenador científico do Projeto Albatroz em suas expedições de pesquisaApós uma tempo...

14/08/2019 Leia mais
Ti?-sangue Ramphocelus bresilius - Foto Ciro Albano - SAVE Brasil

O que fazer quando encontrar uma ave silvestre na ...

Diversas espécies de aves silvestres nativas da Mata Atlântica podem acabar no meio urbano, correndo risco de morte. Saiba o que fazer e a quais órgãos recorrer ...

14/08/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais