X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Trabalho do Projeto Albatroz é retratado em documentário no NatGeo

Desmistificar o trabalho de cientistas brasileiros que trabalham pela conservação ambiental e mostrar detalhes de suas rotinas de trabalho. Esta foi a ideia que motivou a gravação do documentário No Mar, em exibição no canal de TV National Geographic. No próximo dia 29, será a vez de Dimas Gianuca, biólogo PhD, mestre em Oceanografia Biológica e coordenador científico do Projeto Albatroz, levar os espectadores a uma expedição rumo ao habitat de albatrozes e petréis.

O embarque foi realizado no mês de janeiro deste ano com saída do porto de Rio Grande (RS), local de intensa movimentação de barcos pesqueiros sul do Brasil e grande concentração de albatrozes e petréis. Gianuca, acompanhado da equipe de produção, passou quatro dias em alto-mar para mostrar como o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua na sensibilização de pescadores, na coleta de dados sobre a interação das aves com a pesca e no auxílio aos trabalhadores pesqueiros na utilização de medidas mitigadoras da mortalidade dessas aves.

Para o coordenador científico, a experiência foi uma oportunidade única de, além de mostrar detalhes do trabalho desenvolvido pelo Projeto, apresentar para o público geral as particularidades da vida no mar e aproximá-los dos albatrozes e petréis – aves pelágicas que nunca se aproximam da costa.

 “Apesar de os mares do sul do Brasil serem uma das regiões de alimentação mais importantes para albatrozes e petréis no mundo todo, as pessoas que não vão para alto-mar não os conhecem, pois são aves extremamente oceânicas que só pisam em terra para se reproduzir em ilhas a milhares de quilômetros distância do nosso país, como as Malvinas, Geórgia do Sul e Nova Zelândia”, explica. “Portanto, esse documentário é uma oportunidade incrível de aproximar as pessoas dessas criaturas magníficas!”.

No Mar

O documentário estreou na programação do canal fechado da National Geographic no último dia 1º, com o tema ‘Bioma Marinho’. Um novo episódio da série-documentário é lançado a cada quinta-feira. O desta semana (29) abordará o trabalho do coordenador científico do Projeto Albatroz.

O programa será exibido às 19h30, no canal NatGeo. No dia seguinte (30), o episódio será reprisado no canal NatGeo Wild às 18h15.

Até agora já foram tema dos episódios os trabalhos dos seguintes projetos: Coral Vivo, Golfinho Rotador e Peixe-Boi na natureza, do Programa Viva o Peixe Boi Marinho - Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). Na quinta-feira seguinte (5) será a vez do último episódio da série No Mar, a respeito do Projeto Tamar.

Assista aqui o episódio completo sobre o Albatroz.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais