X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Revista Amar o Mar chega à 5ª edição celebrando as conquistas do Projeto Albatroz no âmbito da conservação marinha

Design sem nome

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do site

Participação em discussões técnicas sobre conservação de aves, realizações em eventos nacionais de educação ambiental e o fortalecimento do trabalho em conjunto com pescadores no estado do Rio de Janeiro são alguns dos destaques da Revista Amar o Mar, que chega a sua quinta edição e que pode ser baixada gratuitamente na biblioteca virtual do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. 

As matérias detalham as principais atividades da equipe em eventos de políticas públicas, produção científica, ações de educação ambiental e comunicação, e também avanços na área institucional.

A coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz e editora da revista, Juliana Justino, explica que a publicação consolida uma trajetória de grandes conquistas nas áreas de educação ambiental, pesquisas e políticas públicas, apesar dos desafios enfrentados na área socioambiental. “Encerramos esse ano de forma positiva e esperamos realizar muito mais nos próximos anos, sempre focados em melhorar a interação dos albatrozes e petréis com a pesca e garantir a sobrevivência dessas aves tão importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho”.

Principais destaques da publicação

Na editoria institucional, o aniversário de 32 anos do Projeto Albatroz foi o grande destaque, com as principais atualizações gerais sobre o trabalho da instituição e os avanços na construção do primeiro centro de visitação em Cabo Frio (RJ). Além disso, também foi abordado o lançamento do planejamento estratégico da Rede Biomar (formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, com patrocínio da Petrobras) para o decênio de 2021-2030, com o objetivo de promover uma transição para o uso da biodiversidade marinha de forma mais sustentável e melhorar o estado geral de conservação dos oceanos. 

A realização de uma Albatalks, transmissão ao vivo no YouTube do Projeto Albatroz, sobre o impacto das mudanças climáticas na conservação de albatrozes e petréis ficou em evidência na seção de pesquisas. Outros assuntos que também são trabalhados na nesta editoria são: a soltura de um albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris) em parceria com a R3 Animal em Florianópolis (SC), avistamento de um grupo de mais de 400 albatrozes em Cabo Frio (RJ) por observador de bordo do Projeto Albatroz, e muito mais.

Entre as principais ações de educação ambiental destacadas na edição deste ano da Revista Amar o Mar estão: o lançamento da Maleta Albatroz como uma ferramenta educativa complementar ao ensino tradicional para professores da Região dos Lagos (RJ), a realização do V Encontro Jovem Mar em Caravelas (BA), realização de Albatalks sobre a importância da arte-educação na formação de jovens ambientalistas e rodas de conversas com pescadores, além de iniciativas como a participação da equipe de educação ambiental no evento ‘Diálogos da Cultura Oceânica’, realizado em Santos (SP). As passarinhadas abertas ao público e as ações de limpeza de praias realizadas com parceiros também foram abordadas nas reportagens.

Já no âmbito das políticas públicas, teve destaque a participação do Projeto Albatroz em um workshop organizado por instituições ambientais para fazer a análise de risco e a definição

de critérios sanitários para a soltura pós-reabilitação de espécies de dois planos nacionais de conservação: o Plano Nacional para a Conservação das Aves Marinhas (PAN-Aves Marinhas) e o Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap). Além disso, também foi ressaltada a importância do início da construção do primeiro Plano Político Pedagógico para a Educação Infantil pelos educadores ambientais da Rede Biomar, realizado em Arraial d’Ajuda (BA).

Para encerrar a edição deste ano, a editoria de comunicação ambiental chamou atenção para iniciativas como o lançamento do ‘Guia de Albatrozes e Petréis para Pescadores’, a realização de curso para influenciadores digitais da Região dos Lagos sobre a Década do Oceano, o desenvolvimento do ‘Jogo de Palavras do Albatroz’, lançamento de folder colaborativo do Coletivo Jovem Albatroz sobre os caminhos para o desenvolvimento de lideranças na juventude, abertura da exposição de fotos ‘Um Oceano para Todos’ no Museu Catavento, em São Paulo (SP), e muito mais. 

Clique aqui para ler a quinta edição da Revista Amar o Mar.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais