Quase 100kg de resíduos são coletados durante ação de limpeza em prol do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Evento realizado na área da Lagoa de Araruama próxima ao Centro de Visitação do Projeto Albatroz reuniu mais de 60 participantes
Pouco menos de uma semana antes do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, organizou um mutirão de limpeza em celebração à data na área de manguezal e de laguna do seu Centro de Visitação, em Cabo Frio (RJ). O evento aconteceu na manhã do dia 14 de setembro e reuniu mais de 60 participantes, entre voluntários, equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e instituições parceiras.
Organizado pelas equipes de educação ambiental e de coordenação do Centro de Visitação, o objetivo foi sensibilizar o público sobre o impacto do lixo plástico no ecossistema marinho, manguezal e lagunar, promover a cultura oceânica e estimular a valorização do território, protegendo as belezas e a biodiversidade da Região dos Lagos.
O Centro de Visitação do Projeto Albatroz está localizado em uma área privilegiada da Lagoa de Araruama: ao lado do Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças, que reúne uma diversidade de espécies de aves que vivem na região. Por esse motivo, o local de coleta foi concentrado na área de manguezal e laguna do espaço, visando conservar a laguna.
De acordo com Thaís Lopes, coordenadora do Coletivo Jovem Albatroz e membro da equipe de educação ambiental, foram recolhidos um total de 96,7 kg de resíduos, que foram triados e pesados pelos voluntários coordenados pelas equipes do Projeto Imersão e do Projeto Mar Sem Lixo, parceiros que apoiaram a ação. “Por conta da localização do nosso centro, a maior parte dos mais de dois mil resíduos coletados eram fragmentos de materiais plásticos e sacolas, que chegam em nossa área boiando e se entranham nas raízes das árvores de mangue. Apesar de volumoso, esse tipo de material pesa pouco, mas ainda assim nos chama atenção para a poluição por lixo plástico”.
Também foram parceiros durante o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Projeto Imersão, Projeto Mar sem Lixo e os clubes de esportes aquáticos Ohana Loa Va’a e Tubarões do Forte.
O mutirão de limpeza foi inscrito pelo Projeto Albatroz no Movimento Pororoca, da SP Ocean Week 2024, uma iniciativa inédita para reunir forças e engajar novos públicos em prol do oceano em todas as regiões do Brasil.
Evento Mar Sem Lixo
Na manhã do dia seguinte, a equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz uniu esforços com uma série de instituições da Região dos Lagos para participar do mutirão de limpeza organizado pelo Projeto Mar Sem Lixo em uma área de mais de 12km de extensão entre Praia Grande e Monte Alto, em Arraial do Cabo (RJ), dentro do Parque Estadual Costa do Sol.
Durante a atividade, foram coletados mais de 500 kg de resíduos, sendo a maioria composta de itens plásticos, tampinhas, cordas náuticas, que foram encontrados na areia da praia e na área de restinga do parque. Além do Projeto Albatroz, também participaram do mutirão BW Veterinária, Preserve Arraial e REAC.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais