X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Proteja as espécies ameaçadas de extinção!

 

Nossas espécies ameaçadas estão sem qualquer proteção.

Você precisa agir agora!

A Justiça Federal suspendeu por liminar os efeitos da Lista que protegia 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos. Sem essa proteção legal, o tubarão-baleia, cavalos-marinhos e centenas de outras espécies vitais para os nossos rios e mares estão sem qualquer proteção e sendo levadas à extinção.

Assine aqui para mostrar seu apoio ao restabelecimento da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas. Sua assinatura fará a diferença entre ter, ou não, proteção para essas espécies.

Petição: https://goo.gl/izObB5

O destino de centenas de espécies ameaçadas está nas suas mãos.

Desde junho de 2015, 475 peixes e invertebrados aquáticos ameaçados estão sem qualquer proteção legal porque a portaria nº 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente foi suspensa por liminar da Justiça Federal. Além disso, hoje existe um projeto de Decreto Legislativo (PDC 36/2015) no Congresso querendo revogar essa Lista Vermelha, e os parlamentares estão prontos para aprová-lo, contra a vontade da sociedade brasileira e na contramão dos deveres constitucionais, de proteção à fauna e da proibição de práticas que coloquem em risco a extinção de espécies, imputados ao poder público para que seja efetivado o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (Artigo 225, § 1º inciso VII).

O processo científico de avaliação do estado de conservação de quase 5.400 espécies aquáticas envolveu em torno de 400 especialistas das melhores instituições de pesquisa do país e representa um dos maiores esforços de conservação desses grupos de animais feitos por um único país no mundo.

Ao perder sua proteção legal, o tubarão-baleia, os cavalos-marinhos e centenas de outras espécies importantes e indefesas estão sob um risco extremamente alto de extinção. Muitos dos habitats dessas espécies também estão sendo destruídos por construção de hidrelétricas, desmatamento, poluição e pesca irregular. Isso, com certeza, trará consequências indesejáveis para a economia nacional, nossa biodiversidade e qualidade de vida das comunidades ribeirinhas e costeiras.

Ano passado várias cartas abertas foram escritas e assinadas por cientistas renomados, organizações ambientais e da pesca artesanal, mas nada aconteceu até agora. Nós temos que mostrar para a Justiça Federal e para o Congresso Nacional que essas espécies merecem proteção porque cada uma delas, suas funções ecológicas e serviços ecossistêmicos prestados são muito importantes. Isso é essencial e urgente para o Brasil e o mundo. Vamos proteger essas espécies antes que seja tarde demais!

Nós pedimos que você use um minuto do seu tempo e mostre seu apoio irrestrito ao restabelecimento imediato da Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais