X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projetos unem-se contra o lixo marinho

Preocupados com o lixo marinho, o Projeto Albatroz, o Mantas do Brasil e o Pescador Amigo patrocinados pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, unem-se a outras instituições em um grande mutirão de limpeza da praia e do mar no Clean Up Day, evento que faz parte das comemorações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias neste sábado (20). Os três projetos são integrantes da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Albatroz e Mantas estarão presentes no evento, com tendas na frente do Aquário Municipal de Santos e o Pescador Amigo realizará atividades no \'Portinho\' de Praia Grande e no Mar Pequeno, em São Vicente.

Durante o evento, a intenção é sensibilizar as pessoas sobre a importância de manter a praia limpa e mostrar os impactos ambientais causados pelo lixo que chega ao mar e que é deixado na praia. “Preservar a biodiversidade é um trabalho conjunto e é muito importante que todos participem. O Clean Up Day é uma oportunidade para chamar a atenção do público para este problema”, afirma Cynthia Ranieri, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Albatroz. “São muitos indivíduos colaborando para a poluição do mar, por isso precisamos de outros tantos para mudar essa situação”, afirma Paula Romano, fundadora do Projeto Mantas do Brasil.

A versão santista do evento anual e mundial é uma realização do Instituto Mar Azul – IMA e da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista – REABS e acontece a partir das 9h. Em Santos, voluntários do Clean Up Day partem do Canal 5 e seguem pela praia em direção à Ponta da Praia recolhendo o lixo e orientando os banhistas, terminando o trajeto no Aquário Municipal. Enquanto isso, praticantes de esportes náuticos (canoagem, stand up paddle e outras embarcações) coletam o lixo no mar. Já em Praia Grande e São Vicente quem está a frente é o Projeto Pescador Amigo que reunirá voluntários para o recolhimento de lixo na praia do Estuário e do Mar Pequeno. Além disso realizarão palestras e oficinas. O ponto de concentração é o Parque Municipal Ézio Dall\'Aqua \'Portinho\', às 8h30.

Ao final da manhã, o material recolhido será pesado e o balanço servirá como dado estatístico para a organização mundial do evento, que estipula ações para a preservação em todo o mundo.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais