Projeto realiza IV Mostra Albatroz de Vídeo Socioambiental
O Projeto Albatroz realiza amanhã (29), das 8h30 às 12h, a IV Mostra Albatroz de Vídeo Socioambiental. O evento faz parte da programação da Semana Acadêmica do Centro de Ciências Tecnológicas, da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A organização mantém uma de suas bases de operação na UNIVALI.
Na Mostra, serão apresentados os filmes de curta duração \\\"Trabalhadores do Mar\\\" e \\\"As Tartarugas Marinhas e a Pescaria de Espinhel de Superfície\\\" dos Projetos Albatroz e Tamar. O primeiro apresenta o trabalho do Projeto Albatroz relacionado à conservação de albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas de extinção. Já o segundo é um documentário que apresenta a captura de tartarugas marinhas pelos barcos de pesca que utilizam espinhel pelágico, uma técnica industrial de alto mar usada para apanhar atuns, espadartes (mecas) e tubarões. A captura por essa modalidade de pesca também é a principal ameaça aos albatrozes e petréis.
Após a apresentação dos vídeos, haverá uma roda de conversa sobre a pesca incidental e a captura de espécies não-alvo das pescarias, sem valor comercial. Os debatedores são os convidados Luis Rodrigo Maçaneiro, engenheiro agrônomo do TAMAR, e Fernando Fiedler, doutorando e pesquisador em Ciência e Tecnologia Ambiental da UNIVALI. A mediação do debate será feita por Rodrigo Sant’Ana, observador de bordo e coordenador da base do Projeto Albatroz em Itajaí (SC).
O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Leia mais
+ Notícias

Wisdom, a albatroz mais longeva já registrada, ret...
A albatroz-de-Laysan tem mais de 70 anos. Espécie é uma das mais afetadas pela poluição do oceano e ...
15/12/2022
15/12/2022 Leia mais
Reunião anual de monitoria do PLANACAP deu destaqu...
Encontro também contou com a participação de um representante do setor pesqueiro, e traçou planos pa...
13/12/2022
13/12/2022 Leia mais