X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto participa de Curso de Monitores Locais para Observação de Aves no Guarujá

Albatroz-de-nariz-amarelo-do-Atlântico (Thalassarche chlororhynchos), uma das espécies de albatroz ameaçada de extinção, pousando no mar

 

O Projeto Albatroz participa hoje (11), às 14h, do Curso de Monitores Locais para Observação de Aves (“Birdwatching”), promovido pela Secretaria de Turismo do Guarujá. O Oceanólogo Fabiano Peppes, coordenador técnico do Projeto Albatroz, realizará palestra em contribuição ao evento no Instituto Litoral Verde,  localizado na Estrada Guarujá/Bertioga, Rodovia Ariovaldo Almeida Viana na Serra do Guararu (Guarujá-SP). 

O curso começou dia 10 e vai até o dia 24 deste mês. Seu principal objetivo é treinar os moradores da região da Serra do Guararu, conhecida como Rabo do Dragão, para atuarem como monitores turísticos do conjunto de trilhas do “Roteiro dos Pássaros”, local que recebe com frequência a visita de fotógrafos. A principal trilha deste Roteiro é o Caminho da Prainha Branca.

Com o conhecimento adquirido no curso, os participantes, formados em parte por profissionais da pesca, estarão aptos para orientar passeios turísticos para a observação de aves marinhas. Para os pescadores, essa oportunidade se apresenta como alternativa de renda na época do defeso (quando a pesca de determinadas espécies é proibida em função do período de reprodução).

Fabiano, que tem experiência de mais de 10 anos como observador de bordo do Projeto, apresentará no curso, características sobre espécies de aves marinhas que podem ser encontradas na região e também explicará quais são os riscos que ameaçam a conservação dessas aves.

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Serra do Guararu - No último dia 30, a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, assinou decreto que estabelece a Serra do Guararu como Área de Preservação Ambiental.  Segundo informações disponíveis no site da prefeitura, o objetivo da iniciativa é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso de recursos naturais do local. Rica em biodiversidade, a Serra do Guararu é considerada o último trecho remanescente de Mata Atlântica intacto.

 

 

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais