X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto albatroz tem biblioteca online com mais de 30 publicações

Foto Notícias_biblioteca

Coleção conta com materiais científicos, informativos e muito mais

O Projeto Albatroz patrocinado pela Petrobras, conta com uma biblioteca virtual inteiramente gratuita, com materiais para pesquisadores, estudantes, professores e até crianças. No total, são mais de 30 publicações reunidas desde 2011 para aprender sobre a vida das aves, conservação marinha, políticas públicas e entreter as crianças com materiais educativos.

Publicações científicas

Anualmente, pesquisadores do Projeto Albatroz e outros parceiros, se unem para escrever um balanço de ações e estudos realizados, no âmbito nacional e internacional, dados coletados e assuntos pertinentes à conservação de albatrozes e petréis .

As informações, que resultam em Boletins Técnico-Científicos, ficam disponíveis para uso dos interessados em nossa biblioteca. Confira a última edição neste link.

Além dos boletins, há também outros materiais técnicos desenvolvidos pela equipe da instituição, como o Protocolo para Coletas de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis, criado para orientar pesquisadores interessados em contribuir com o Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis (BAAP). Ele pode ser lido neste link.

Revista institucional

A revista “Amar o Mar” é produzida anualmente pela equipe de Comunicação do Projeto Albatroz. Ela traz dados,  acontecimentos marcantes, entrevistas , conquistas e ações realizadas pela equipe para que todos possam conhecer o tamanho e a importância de nossas ações. A edição de 2019 está disponível para download em nosso site.

Políticas públicas

A biblioteca também conta com documentos sobre as políticas públicas em relação a conservação de albatrozes e petréis tanto no Brasil como no exterior.

Criadas no âmbito da participação em órgãos como o Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) e o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) esta sessão conta com 10 publicações disponíveis. Entre elas, estão as Instruções Normativas Interministeriais (INIs) nº 04/11 e 07/14, que estabelecem regras para a utilização das medidas que evitam o acidente da captura de aves marinhas na pesca industrial.

Calendários

Para manter a vida organizada e preservar o meio ambiente há em nossa biblioteca online, folhas para calendários que podem ser impressas para usar em casa, no trabalho ou na escola. No momento estão disponíveis os anos de 2020/2021.

Este produto foi idealizado para ser sustentável já que os calendários possuem data de validade e são trocados anualmente, com o intuito de diminuir essa poluição este produto foi elaborado e ainda conta com dicas valiosas de consumo sustentável.

Atividades educativas

Entre as atividades educativas, há opções para todos os gostos. O Livro do Professor, que é utilizado nas atividades do Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’, por exemplo, contém conceitos e atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula para sensibilizar os alunos sobre a conservação marinha. O Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros Para Educadores, desenvolvido pela Rede Biomar, também contém materiais de educação ambiental valiosos para educadores.

Para as crianças, aprender brincando pode ser de grande importância. Portanto, esta área conta com a Cartilha de Educação Ambiental Marinha para o Aluno, utilizada no Albatroz na Escola, as História em Quadrinhos da Albatrupe e também as Folhas de Atividades do Albatroz, com desenhos para colorir, desafios educativos e muito mais.

Texto: Stephanie Lia

Revisão: Jéssica Branco e Danielle Cameira


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais