• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz sensibiliza público durante provas do Circuito Aqua Petrobras

Foto Notícias_Circuito Acqua

Recentemente, a equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou das duas últimas etapas do Circuito Aqua Petrobras, uma série de travessias aquáticas que misturam esporte, turismo e conservação do meio ambiente.

A primeira delas ocorreu no último dia 25, na areia da Praia de Jurerê, em Florianópolis. A travessia reuniu centenas de participantes para mais de 1500 metros de nado embaixo de muito sol e calor. Foi neste cenário paradisíaco que o Projeto Albatroz apresentou, ao público visitante e também aos participantes da prova, alguns princípios da conservação ambiental marinha.

O litoral sul, do qual Santa Catarina faz parte, é de grande relevância para a conservação de espécies de aves oceânicas como os albatrozes e petréis. Afastados da costa, esses animais se alimentam das iscas utilizadas na pesca de espinhel pelágico, como lulas e krill. Muitas vezes, têm seus bicos enganchados no anzol e são levadas para baixo d’água, morrendo afogados.

Para proteger as aves oceânicas desta morte incidental - uma vez que albatrozes e petréis não são alvo dos pescadores -, o Projeto Albatroz sensibiliza os trabalhadores pesqueiros sobre a importância de conservar as aves e do uso de medidas mitigadoras da captura. Entre elas, há o toriline, regime de peso e largada noturna.

Foram estes os principais conceitos que a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, levou aos atletas e ao público que acompanhou a competição.

“Para nós, é muito importante falar às pessoas sobre a conservação de albatrozes e petréis, aves tão majestosas e tão desconhecidas para o grande público”, explica. “Quando mostramos fotos, vídeos, e explicamos sua luta para sobreviver em um ambiente tão extremo, aproximamos as aves das pessoas”.

Além do Projeto Albatroz também estavam presentes instituições parceiras como os projetos Lontra, Pinípedes do Sul e Tamar.

O Projeto Albatroz está presente no estado de Santa Catarina em sua base localizada nas dependências da R3 Animal, na Estação Ecológica dos Carijós (Rodovia SC 402, KM 2, Rio Vermelho, Florianópolis).

Fuga das Ilhas

Para fechar o ano com chave de ouro, o Projeto Albatroz também marcou presença na etapa final do Circuito Aqua Petrobras, realizada na Barra do Sahy, em São Sebastião (SP), na manhã do último domingo (9).

A prova de 2000 metros que seria realizada em alto-mar precisou ser cancelada pela organização devido às fortes ondas que poderiam colocar os atletas em risco durante a travessia. Mas o dia ensolarado fez com que os atletas e visitantes aproveitassem o dia na praia para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos projetos de conservação marinha patrocinados pela Petrobras, entre eles o Albatroz, Mantas do Brasil, Meros e Tamar.

Na areia, um painel de asas mostrava a envergadura impressionante de um albatroz médio, que atraía os visitantes para aprender mais sobre a ave e garantir um clique de braços abertos em frente à imagem.

 


Leia mais

+ Notícias

@Dimas Gianuca_1

Técnicos do Projeto Albatroz e UNIVALI integram fo...

Workshop da FAO/BirdLife na África do Sul teve o objetivo de compilar dados sobre a captura incidental de aves oceânicas ao redor do mundoO coordenador científic...

19/03/2019 Leia mais
Foto Noti?cias_Semana do Meio Ambiente

Mais de 3,5 mil crianças e jovens participaram de ...

Equipe de educação ambiental divulgou balanço das ações e traçou objetivos para este anoUma das áreas de atuação mais importantes para o trabalho do Projeto Alba...

18/03/2019 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais