Projeto Albatroz realiza primeiro embarque de 2012
Está previsto para a próxima segunda-feira (23), o primeiro embarque do novo observador de bordo do Projeto Albatroz, Kleber Baraldo. Esse embarque abre a série de cruzeiros deste ano programada pelo Projeto Albatroz.
Kleber embarcará no Salomão VI, barco que utiliza a técnica de espinhel pelágico, na qual é usada uma linha com 800 a 1.200 anzóis distribuídos em uma linha de aproximadamente 80 quilômetros. Kleber faz parte do grupo Albatross Task Force (ATF), um programa da BirdLife International que reúne um time global de observadores de bordo, entre eles os do Projeto Albatroz.
Durante as viagens de pesca, os observadores coletam dados científicos sobre a interação das aves marinhas com a pesca e realizam testes de medidas que reduzem a mortalidade dessas aves, entre elas o toriline, equipamento que, entre outros elementos, consiste em fitas coloridas que afugentam as aves, entre elas albatrozes e petréis. Uma das principais causas dessas espécies estarem ameaçadas de extinção é o incidente que ocorre quando a ave, ao tentar comer a isca (geralmente lulas ou sardinhas), fica presa no anzol e morre afogada.
O objetivo das ações dos observadores e de todo Projeto Albatroz é conservar a biodiversidade marinha e as aves oceânicas, em especial os albatrozes e petréis. Em 2011, a organização realizou 13 embarques.
O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Saiba mais sobre o trabalho de observador de bordo lendo os diários desses profissionais.
Leia mais
+ Notícias

Projeto Albatroz participa das políticas públicas ...
Presença nesses órgãos permite contribuir com informações técnicas e científicas para a proteção de ...
18/03/2025
18/03/2025 Leia mais
Em Itajaí (SC), Projeto Albatroz realiza experimen...
Em parceria com o IFSC, técnicos testam a eficácia de estratégias como o uso do toriline e o regime ...
06/03/2025
06/03/2025 Leia mais