X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz realiza primeiro embarque de 2012

Dimas Gianuca, observador de bordo do Projeto Albatroz

 

Está previsto para a próxima segunda-feira (23), o primeiro embarque do novo observador de bordo do Projeto Albatroz, Kleber Baraldo. Esse embarque abre a série de cruzeiros deste ano programada pelo Projeto Albatroz.

Kleber embarcará no Salomão VI, barco que utiliza a técnica de espinhel pelágico, na qual é usada uma linha com 800 a 1.200 anzóis distribuídos em uma linha de aproximadamente 80 quilômetros. Kleber faz parte do grupo Albatross Task Force (ATF), um programa da BirdLife International que reúne um time global de observadores de bordo, entre eles os do Projeto Albatroz.

Durante as viagens de pesca, os observadores coletam dados científicos sobre a interação das aves marinhas com a pesca e realizam testes de medidas que reduzem a mortalidade dessas aves, entre elas o toriline, equipamento que, entre outros elementos, consiste em fitas coloridas que afugentam as aves, entre elas albatrozes e petréis. Uma das principais causas dessas espécies estarem ameaçadas de extinção é o incidente que ocorre quando a ave, ao tentar comer a isca (geralmente lulas ou sardinhas), fica presa no anzol e morre afogada.

O objetivo das ações dos observadores e de todo Projeto Albatroz é conservar a biodiversidade marinha e as aves oceânicas, em especial os albatrozes e petréis. Em 2011, a organização realizou 13 embarques. 

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Saiba mais sobre o trabalho de observador de bordo lendo os diários  desses profissionais. 

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais