X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz realiza atividade ‘Consuma São’ na praia de Santos

Foto Noti?cias_Consuma Sa?o__

Entre praias, mar e guarda-sóis, também há espaço para sensibilização e conservação ambiental. Essa é a ideia que norteia a atividade ‘Consuma São’, que será realizada durante o verão pela equipe de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O objetivo é incentivar a reflexão de crianças, jovens e adultos sobre a cultura de consumo e a relação com o meio ambiente.

A ação será realizada na praia de Santos (SP), onde o Projeto mantém uma base operacional. A atividade permitirá aos visitantes refletirem sobre a cultura consumista e seus impactos nos ambientes costeiros e marinhos. Neste cenário, os animais marinhos são os mais ameaçados pela poluição. Os albatrozes e petréis, por exemplo, são vítimas fatais da ingestão de resíduos plásticos descartados nos oceanos.

Responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Rafael Monteiro explica que os participantes serão instigados a refletir sobre seus hábitos de consumo com atividades interativas dentro da tenda montada pelo Projeto. “Nós construiremos uma praia bastante poluída, na qual as pessoas poderão experienciar a relação com os resíduos e refletir sobre os efeitos do consumo exagerado”.

Após ver a praia degradada, os visitantes serão levados a outro ambiente, de natureza acolhedora e bem cuidada. Eles poderão conversar com os integrantes do Projeto Albatroz sobre suas percepções acerca do contraste dos dois cenários e como é possível contribuir para a conservação marinha e costeira.

Datas e locais

A ação será realizada aos sábados e domingos, entre os dias 13 de janeiro e 4 de fevereiro. Em cada final de semana, a tenda será montada em um local diferente na praia de Santos, das 14 às 18h. Confira a programação:

13 e 14 de janeiro: ao lado do Canal 1, próximo aos brinquedos da praia

20 e 21 de janeiro: ao lado do Canal 2, próximo aos brinquedos da praia

27 e 28 de janeiro: em frente à Avenida Conselheiro Nébias, no bairro do Boqueirão

3 e 4 de fevereiro: em frente à Escolástica Rosa, no bairro da Aparecida

Quer participar como voluntário?

Em todos os finais de semana, haverá duas vagas abertas para voluntários interessados em refletir sobre o consumo e aprender com este processo. Homens e mulheres, a partir dos 18 anos, podem se inscrever pelo e-mail rafaelmonteiro@projetoalbatroz.org.br. É preciso informar nome completo e telefone para contato.

Verão no Clima 2018

O projeto criado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo foi lançado na última quinta-feira (4). O conjunto de ações conta com 350 monitores e 1500 voluntários que têm um objetivo em comum: sensibilizar os turistas e população local sobre a importância de manterem as praias limpas. A realização da atividade ‘Consuma São’ do Projeto Albatroz será divulgada em parceria com o Verão no Clima.

Até o início de fevereiro, os participantes e parceiros estarão em 60 praias de 16 municípios do litoral paulista, realizando atividades voltadas à Educação Ambiental, como: mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens de visitantes.

Mais informações no site: http://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/

Foto Noti?cias_Consuma Sa?o_FDS 4 Foto Noti?cias_Consuma Sa?o_FDS 1

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais