• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz propõe mutirão de limpeza diferente no #DiaMundialdeLimpeza2020

Foto Notícias_

Realizado todos os anos para promover a limpeza de praias, evento faz uso da criatividade para acontecer durante a pandemia

Mesmo dentro de casa, a sensibilização sobre a importância de se conservar o meio ambiente e a saúde não pode parar. Por isso, este ano o Projeto Albatroz participará, no próximo dia 19, de um Dia Mundial de Limpeza de Praias diferente, para mostrar que dá para mudar o mundo sem sair de casa. A programação contará com posts de conscientização nas redes sociais e uma live especial com o Projeto Budiões, nesta quarta (16).

A live do Papo de Papagaio acontecerá às 18h30 no YouTube do Projeto Budiões e discutirá o tema “Como o lixo afeta as espécies animais costeiras e marinhas”. Entre os convidados estão: Jorge Nunes, do Projeto Budiões, Luena Fernandes, do Projeto Baleia Jubarte, e Cynthia Ranieri, coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, todos projetos patrocinados pela Petrobras. Na transmissão ao vivo, vão compartilhar experiências sobre o assunto e discutir possíveis soluções para este problema ambiental.

Nas redes sociais, o Projeto Albatroz já começou a divulgar ações cotidianas que fazem a diferença para a limpeza dos oceanos. De casa, é possível fazer a separação de resíduos corretamente para reciclagem, separar artigos para doação à instituições de caridade, repensar hábitos de consumo e até fazer uma limpeza digital - sabia que, considerando a produção e o funcionamento de equipamentos e servidores, um e-mail pode emitir o equivalente a 50g de carbono na atmosfera?

Outra limpeza importante e que não pode ser negligenciada é a limpeza mental, que também faz parte da programação do evento. Neste vídeo, produzido pelo Projeto Albatroz, a limpeza mental acontece ao som do oceano, para relaxar, meditar ou dormir, nos aproximando do mar e da natureza.

Todas as ações convidaram os usuários a participar, compartilhando nas redes sociais o que estão fazendo dentro de casa pela limpeza do oceano. Para o Projeto Albatroz, esta é uma causa essencial, já que o oceano é o local onde albatrozes e petréis, que formam o grupo de aves mais ameaçadas do mundo, se alimenta e passa a maior parte da vida.

Mobilização contra a dengue

Parte da campanha do #DiaMundialdeLimpeza2020 diz respeito às ações para eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Para ajudar os voluntários a não esquecerem de analisar todos os possíveis criadouros do mosquito, a organização do evento preparou um checklist completo, que vai desde a copa, banheiro e cozinha até os quintais. Para acessá-lo gratuitamente, clique aqui.

#DiaMundialdeLimpeza2020

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 19 de setembro de 2020 mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site: https://www.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza/


Leia mais

+ Notícias

Roda de Conversa

Roda de conversa virtual reúne pescadores da frota...

Objetivo do encontro foi envolver as comunidades pesqueiras da região nas atividades do Centro Albatroz, que está em fase de construçãoO litoral do estado do Rio...

29/04/2021 Leia mais
Foto Notícias_Campanha do livro

Projeto Albatroz lança campanha para entregar livr...

Contribuições ajudarão a levar centenas de publicações para mais de 50 escolas em iniciativa do Programa de Voluntariado da PetrobrasO Programa de Educação Ambie...

19/04/2021 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais