X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz propõe mutirão de limpeza diferente no #DiaMundialdeLimpeza2020

Foto Notícias_

Realizado todos os anos para promover a limpeza de praias, evento faz uso da criatividade para acontecer durante a pandemia

Mesmo dentro de casa, a sensibilização sobre a importância de se conservar o meio ambiente e a saúde não pode parar. Por isso, este ano o Projeto Albatroz participará, no próximo dia 19, de um Dia Mundial de Limpeza de Praias diferente, para mostrar que dá para mudar o mundo sem sair de casa. A programação contará com posts de conscientização nas redes sociais e uma live especial com o Projeto Budiões, nesta quarta (16).

A live do Papo de Papagaio acontecerá às 18h30 no YouTube do Projeto Budiões e discutirá o tema “Como o lixo afeta as espécies animais costeiras e marinhas”. Entre os convidados estão: Jorge Nunes, do Projeto Budiões, Luena Fernandes, do Projeto Baleia Jubarte, e Cynthia Ranieri, coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, todos projetos patrocinados pela Petrobras. Na transmissão ao vivo, vão compartilhar experiências sobre o assunto e discutir possíveis soluções para este problema ambiental.

Nas redes sociais, o Projeto Albatroz já começou a divulgar ações cotidianas que fazem a diferença para a limpeza dos oceanos. De casa, é possível fazer a separação de resíduos corretamente para reciclagem, separar artigos para doação à instituições de caridade, repensar hábitos de consumo e até fazer uma limpeza digital - sabia que, considerando a produção e o funcionamento de equipamentos e servidores, um e-mail pode emitir o equivalente a 50g de carbono na atmosfera?

Outra limpeza importante e que não pode ser negligenciada é a limpeza mental, que também faz parte da programação do evento. Neste vídeo, produzido pelo Projeto Albatroz, a limpeza mental acontece ao som do oceano, para relaxar, meditar ou dormir, nos aproximando do mar e da natureza.

Todas as ações convidaram os usuários a participar, compartilhando nas redes sociais o que estão fazendo dentro de casa pela limpeza do oceano. Para o Projeto Albatroz, esta é uma causa essencial, já que o oceano é o local onde albatrozes e petréis, que formam o grupo de aves mais ameaçadas do mundo, se alimenta e passa a maior parte da vida.

Mobilização contra a dengue

Parte da campanha do #DiaMundialdeLimpeza2020 diz respeito às ações para eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Para ajudar os voluntários a não esquecerem de analisar todos os possíveis criadouros do mosquito, a organização do evento preparou um checklist completo, que vai desde a copa, banheiro e cozinha até os quintais. Para acessá-lo gratuitamente, clique aqui.

#DiaMundialdeLimpeza2020

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 19 de setembro de 2020 mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site: https://www.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza/


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais