X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz participa do primeiro Seminário \"AMar para Todos\"

Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz, ressaltando a importância da parceria com os pescadores para os mais de 20 anos de existência do projeto

 

Hoje (5), o Projeto Albatroz participou do primeiro Seminário “AMar para Todos”, promovido pelo Sindicato dos Pescadores e Trabalhadores Assemelhados do Estado de São Paulo (SINPESCATRAESP), presidido por Jorge Machado. O evento foi realizado no Terminal Pesqueiro de Santos(SP) e teve o objetivo de fortalecer a categoria em todas as áreas da pesca.

Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz, abordou, em sua fala, a importância da parceria dos pescadores para os mais de 20 anos de existência do Projeto Albatroz. Um dos resultados desse trabalho conjunto foi a assessoria à elaboração da Instrução Normativa Interministerial nº 04, publicada em 2011 pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura. “essa proposta de normativa foi construída junto com o pescador,e alto mar. Os mestres de pesca aqui presentes, e os que sempre trabalharam conosco são parte desse resultado. É uma exemplo de como pescadores e conservacionistas podem trabalhar juntos para o bem comum”.

Essa normativa estabelece, entre outras definições, o uso do toriline (equipamento que afugenta as aves) e do peso mais próximo do anzol, ação que aumenta a velocidade de submersão dos anzóis e, assim, diminui o tempo disponível para as aves atacarem as iscas. É nessa tentativa que albatrozes e petréis ficam presos nos anzóis e morrem afogados.

Fabiano Peppes, coordenador técnico do Projeto Albatroz, ressaltou a importância de estudos socioeconômicos dos pescadores, para identificar lacunas e necessidades no setor.

Entre outras pessoas, fizeram parte da mesa, Diana Gurgel, representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Sérgio Aquino, Secretário Municipal de Portos de Santos e Ingrid Oberg, chefe regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), entre outros representantes do setor.

O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Ambiental.

 

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais