X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz participa de mutirão de limpeza que coletou mais de 260 kg de resíduos em Santos (SP)

Foto_notícia (9)

Ação foi organizada por projetos ambientais em homenagem ao Dia Mundial da Água e contou com presença do Coletivo Jovem Albatroz

Mais de 450 jovens, voluntários e membros de projetos ambientais da Baixada Santista se reuniram na manhã do último sábado (26) para um mutirão de limpeza de praias na orla de Santos (SP), em homenagem ao Dia Mundial da Água. O encontro teve a participação de membros da equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, além de organizações como o Projeto Mantas do Brasil, Instituto Gremar, Instituto Mar Azul, Santos Lixo Zero e Prefeitura de Santos.

O ponto de encontro de dois grupos de voluntários foi simultaneamente nos Canais 2 e 3 e, em seguida, os participantes se deslocaram pela faixa de areia em direção à Praça das Bandeiras, coletando resíduos como garrafas plásticas, latas de alumínio, cacos de vidro, sacolas, canudos e bitucas de cigarro que iriam diretamente para o oceano ou esgotos da cidade.

Um terceiro grupo se concentrou entre o Canal 6 e o Aquário de Santos, no bairro da Ponta da Praia. 

Ao chegarem ao ponto final do mutirão, as instituições participantes realizaram atividades de educação ambiental, informando voluntários e o público da praia sobre os impactos do lixo no oceano e outras questões que envolvem a conservação marinha. 

As equipes dos projetos ambientais orientaram os voluntários na triagem e pesagem dos resíduos, que totalizaram pouco mais de 260 kg. Deste total, destacaram-se as mais de 23 mil unidades de bitucas de cigarro e mais de oito mil de materiais plásticos.Após a separação do material, os resíduos foram encaminhados para estações de descarte na cidade.

Os mais de 450 voluntários que uniram forças para o evento eram ligados aos projetos socioambientais, à Petrobras, ao Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps), ao grupo de escoteiros Morvan Dias Figueiredo, Santista e Serra do Mar, ao grupo de Jovens Profissionais do Saneamento, ligado à Sabesp, e à Ordem DeMolay – Filhos de Judá. O Projeto Albatroz contou com a presença de cinco voluntários, entre eles a analista ambiental Gerência Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Ana Marcela di Dea Bergamasco.

Presença do #AfetoOceano

Os integrantes do Coletivo Jovem Albatroz (CJA) participaram do evento com a intervenção #AfetoOceano, que propõe reflexões sobre a ligação do público com o oceano e o papel que cada pessoa pode ter para assegurar um oceano mais resiliente e saudável para as próximas gerações.

Além disso, os integrantes do CJA também apresentaram o Projeto Albatroz aos interessados, tiraram dúvidas sobre as características das aves protegidas e convidaram os jovens que participaram do mutirão a se inscreverem na nova turma do Coletivo Jovem Albatroz, que está com inscrições abertas até o dia 7 de abril.

 

Foto_notícia (8) Foto_notícia (7) Foto_notícia (11) Foto_notícia (10)

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais