X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz participa de encontro realizado pelo Pinípedes do Sul

Foto Noti?cias_ pppp

O encontro promoveu a troca de experiência entre educadores ambientais de vários projetos socioambientais.

Na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18), a equipe do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou do Encontro de Educação Ambiental Costeira e Marinha realizado pelo Projeto Pinípedes do Sul com representantes de 16 projetos socioambientais na sede do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), na cidade de Rio Grande/RS.

O evento foi pautado na metodologia de educação ambiental do NEMA, Ondas que te quero mar, que agrega as ciências do ambiente, atividades psicofísicas e artísticas. Para trabalhar a metodologia, a ministrante do curso, Alice Monteiro, realizou dinâmicas no intuito de abordar as vivências dos educadores que participaram do encontro.

Alice contou que o encontro foi subdividido nas três vertentes da metodologia Ondas. As ciências do ambiente foram trabalhadas por meio da visão sistêmica das relações, as atividades psicofísicas voltadas ao corpo, ao autoconhecimento, corporeidades, emoções, e a arte, como uma experiência que envolve o encantamento, a geração de conhecimento e a expressão.

De acordo com ela, os participantes realizaram trocas de experiências entre as instituições e compreenderam a metodologia de forma prática. “A intenção era que os projetos se sentissem cativados a aplicar a metodologia futuramente com os estudantes, pescadores e demais públicos-alvo que atuam na área”, completa.

“O evento foi uma imersão na metodologia Ondas com olhares voltados a experiências diferentes”, ressaltou a técnica de educação ambiental do Projeto Pinípedes do Sul, Kamila Debian. Para ela, a oportunidade proporcionou a troca de ideias entre projetos de conservação de outros lugares do país e novas inspirações para futuros trabalhos.

Para Thaís Cândido Lopes, educadora ambiental do Coletivo Jovem Albatroz, a experiência foi enriquecedora e, em breve, ela poderá dividir o aprendizado principalmente com o público da primeira infância. “Através da metodologia aplicada, nós pudemos nos conectar com o nosso corpo e os nossos sentimentos, para nos reconhecermos enquanto seres humanos e compreendermos as nossas relações com o meio ambiente", explica. "Outro ponto que vale ser destacado são os registros do evento, pois ao longo de toda atividade estavam presentes dois artistas que fizeram retratos em aquarela de cada educador”.

 

A metodologia Ondas que te quero mar

Utilizada com cerca de três mil estudantes, durante dois anos, a metodologia Ondas que te quero mar do Projeto Pinípedes do Sul, foi elaborada pelas pesquisadoras do NEMA Carla Crivellaro, Ramiro Neto e Rita Patta Rache e é direcionada à comunidades de regiões costeiras.

As atividades pensadas são realizadas de forma multidisciplinar, o Ondas prevê a abordagem das ciências do ambiente por meio da disseminação de conhecimentos da Biologia, Ecologia, Geologia, História, Geografia e Antropologia, assim como da educação psicofísica com práticas de ampliação da sensibilidade, estreitamento de laços e afloração de potencialidades. E por fim, atividades artísticas são desenvolvidas como formas de compreender o mundo, com uma visão mais poética trabalhada junto aos conceitos de criação e inovação.

Thaís Lopes gostou a iniciativa: “Me identifiquei com a metodologia apresentada, pois ela é similar ao Método Oca que já utilizo. Ele também compreende a relevância do educador nesse processo de se conectar com seu corpo e ter um entendimento mais humano e realístico dos cenários e indivíduos”.

O evento reuniu representantes dos Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Tamar, Uçá, Toninhas, Lontra, Ilhas do Rio, Meros do Brasil, Botos da Lagoa dos Patos e Lixo Marinho - FURG. Assim como participantes de instituições, entre elas: KAOSA, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars) e Centro de Recuperação de Animais Marinhos - FURG.

 

Texto: Stephanie Lia e Manuela Soares
Revisão: Jéssica Branco e Danielle Cameira

 

WhatsApp Image 2019-10-22 at 17.01.47 (1) 1 2 WhatsApp Image 2019-10-22 at 17.01.47 (2)

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais