Projeto Albatroz participa de clean-up em Cabo Frio em comemoração à Semana Nacional de Limpeza dos Mares
Uma das principais ameaças à vida de diversas espécies de animais marinhos e também de aves oceânicas como albatrozes e petréis, o lixo plástico é encontrado com frequência nas praias brasileiras - seja pelo descarte direto de banhistas ou pela ação das marés. Para chamar atenção para o problema, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou de uma ação de clean up na praia do Pontal do Peró, em Cabo Frio (RJ), em comemoração à Semana Nacional de Limpeza dos Mares.
O evento foi organizado pela ONG Mar Sem Lixo, que trabalha para chamar atenção para a problemática do lixo nas praias brasileiras e o impacto dos resíduos plásticos no oceano. Em algumas horas de atividade com o pé na areia e também atentos à vegetação, os participantes retiraram mais de 700 kg de resíduos.
Foram identificados diversos tipos de microlixo acumulados pela última ressaca que atingiu a região, como tampinhas de garrafa PET, hastes de cotonetes, bitucas de cigarro e outros resíduos plásticos. Itens pequenos e de uso doméstico, como esses, podem ser confundidos com alimento e ingeridos por aves, peixes, mamíferos e outros animais marinhos; podendo levá-los à morte em caso de obstrução do sistema digestivo ou intoxicação.
Por conta das medidas de segurança para prevenção do coronavírus, as atividades do foram realizadas por um pequeno grupo de representantes das instituições parceiras na região como a ONG Mar Sem Lixo, Ecosurf, Sea Shepherd, entre outras. O uso de máscaras e álcool em gel foi obrigatório.
Leia mais
+ Notícias

Projeto Albatroz participa das políticas públicas ...
Presença nesses órgãos permite contribuir com informações técnicas e científicas para a proteção de ...
18/03/2025
18/03/2025 Leia mais
Em Itajaí (SC), Projeto Albatroz realiza experimen...
Em parceria com o IFSC, técnicos testam a eficácia de estratégias como o uso do toriline e o regime ...
06/03/2025
06/03/2025 Leia mais