X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz participa de clean-up em Cabo Frio em comemoração à Semana Nacional de Limpeza dos Mares

Foto Notícias_Mar sem Lixo RJ 2021

Uma das principais ameaças à vida de diversas espécies de animais marinhos e também de aves oceânicas como albatrozes e petréis, o lixo plástico é encontrado com frequência nas praias brasileiras - seja pelo descarte direto de banhistas ou pela ação das marés. Para chamar atenção para o problema, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou de uma ação de clean up na praia do Pontal do Peró, em Cabo Frio (RJ), em comemoração à Semana Nacional de Limpeza dos Mares. 

O evento foi organizado pela ONG Mar Sem Lixo, que trabalha para chamar atenção para a problemática do lixo nas praias brasileiras e o impacto dos resíduos plásticos no oceano. Em algumas horas de atividade com o pé na areia e também atentos à vegetação, os participantes retiraram mais de 700 kg de resíduos. 

Foram identificados diversos tipos de microlixo acumulados pela última ressaca que atingiu a região, como tampinhas de garrafa PET, hastes de cotonetes, bitucas de cigarro e outros resíduos plásticos. Itens pequenos e de uso doméstico, como esses, podem ser confundidos com alimento e ingeridos por aves, peixes, mamíferos e outros animais marinhos; podendo levá-los à morte em caso de obstrução do sistema digestivo ou intoxicação.

Por conta das medidas de segurança para prevenção do coronavírus, as atividades do foram realizadas por um pequeno grupo de representantes das instituições parceiras na região como a ONG Mar Sem Lixo, Ecosurf, Sea Shepherd, entre outras. O uso de máscaras e álcool em gel foi obrigatório.

Foto Notícias_Mar sem Lixo RJ 2021_3 Foto Notícias_Mar sem Lixo RJ 2021_4 Foto Notícias_Mar sem Lixo RJ 2021_2 Foto Notícias_Mar sem Lixo RJ 2021_5

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais