X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz na Escola conquista Prêmio Comunidade em Ação

Tatiana Neves, do Projeto Albatroz e Cynthia Ranieri, uma das desenvolvedoras do Albatroz na Escola junto aos vencedores do Prêmio

O Programa de Educação Ambiental Marinha “Projeto Albatroz na Escola” venceu, na categoria “Sustentabilidade”, a 11ª edição do Prêmio Comunidade em Ação, uma iniciativa do Jornal A Tribuna, de Santos e da empresa Ultracargo.  Na noite de ontem (2), a equipe do Projeto Albatroz, assim como voluntários, imprescindíveis para o sucesso do programa, subiram ao palco para receber troféu, em reconhecimento do seu trabalho.

“Levar para as crianças a ideia da importância da conservação marinha sempre foi um sonho do Projeto. Devemos essa vitória ao patrocínio da Petrobras, através do qual criamos o Albatroz na Escola”, ressalta Tatiana Neves, coordenadora geral da organização. Por meio de parceria com a Secretaria de Educação de Santos e do Colégio Átrio & Tatibitati, o programa envolveu 4.783 alunos e 235 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental entre 2011 e 2013. Nas escolas públicas, o desenvolvimento do projeto foi subsidiado pelo uso de cartilhas de educação ambiental marinha (Livros do Aluno e do Professor).

O trabalho do Projeto Albatroz na Escola consiste em duas etapas: a primeira é a capacitação de professores para o uso, em sala de aula, das cartilhas que abrangem temas relacionados à proteção dos oceanos, dos albatrozes e petréis e a impactos ambientais no ambiente marinho. Já a segunda envolve os alunos em uma palestra e, em seguida, em atividades lúdicas e brincadeiras no Espaço Albatroz, montado nos pátios das escolas. O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Prêmio Comunidade em Ação – No total, cinco categorias foram premiadas. Na categoria Voto Popular quem venceu foi o Projeto Pedagogia Comunitária, com 4.980 votos. O vencedor da segunda categoria Centro de Referência foi o Projeto Biblioteca Viva. Na terceira, Voluntariado, o prêmio ficou com o Projeto Mão Dupla. O troféu da quarta categoria Sustentabilidade foi do ‘Albatroz na Escola’ e o da quinta, Destaque, quem levou foi o Projeto Surf para Especiais. Durante a premiação aproximadamente 100 jovens do Projeto Estaleiro musical encantaram a plateia com apresentação de coral e banda musical.

O Prêmio contou com 27 programas inscritos e apenas 15 finalistas, entre eles o ‘Albatroz na Escola’. No evento, estiveram presentes a secretária de assistência social Rosana Russo, representando o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa, o secretário municipal de cultura Raul Christiano, a diretora de marketing de A Tribuna, Renata Santini Cypriano e o gerente comercial e marketing Marcio Delfim. De acordo com informações de A Tribuna, as inscrições para o próximo Prêmio Comunidade em Ação estão previstas para abril de 2014.

Tatiana apresentando a equipe do Projeto Albatroz

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais