X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz lança pedra fundamental dando marco ao início da construção do Centro Albatroz, em Cabo Frio (RJ)

lancamento noticia tati

Solenidade aconteceu no dia 10 de outubro, às 10 horas, em frente à Lagoa de Araruama

Quase um ano após a assinatura do termo em que a Prefeitura de Cabo Frio (RJ) afirmou a intenção de ceder um terreno para o Centro de Visitação de Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, foi lançada a pedra fundamental do empreendimento, que terá mais de 18 mil m² de área útil e está localizado em frente à Lagoa de Araruama. O evento, realizado no último dia 10, contou com a presença de autoridades do estado, municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios e também representantes do Instituto Albatroz.

A solenidade sinalizou oficialmente a localização do centro, que terá como objetivo principal disseminar a educação ambiental marinha para crianças, jovens, pescadores, artesãos locais e turistas de toda a Região dos Lagos. Nele, os visitantes poderão conhecer a biologia e as características dos albatrozes e petréis, grupo de aves mais ameaçadas do planeta. No espaço, também serão realizadas exposições tecnológicas e artísticas, oficinas e atividades socioambientais e culturais para o público.

O projeto arquitetônico do espaço já está finalizado e o próximo passo será passar pela aprovação dos órgãos competentes.

Entre as autoridades presentes no evento, estiveram o prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno e o coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mário Flávio Moreira, entre outros. A diretora executiva do Instituto Albatroz, entidade mantenedora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, esteve presente com a equipe da base sediada do município.

Para a bióloga, que fundou a iniciativa há 29 anos, é emocionante ver o sonho do Centro Albatroz sair do papel depois de tantos anos. "Construir o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha em Cabo Frio, uma das mais belas regiões da costa do Brasil, é um grande sonho para nós", afirma. "Poder mostrar a beleza das espécies e ambientes marinhos e fazer as pessoas perceberem a importância da conservação dos oceanos por meio de ferramentas lúdicas como exposições, jogos e muita interatividade, é uma de nossas mais nobres tarefas".

Aproximar essas aves que vivem em alto-mar do público é parte fundamental da sensibilização em prol da conservação marinha. Ainda de acordo com Tatiana Neves, Cabo Frio é uma região estratégica para o trabalho do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, porque está nas proximidades de outras cidades relevantes para a conservação, como Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Niterói e Rio de Janeiro.
 

Apresentação na Tribuna Livre

No mesmo dia do lançamento da pedra fundamental, às 18h, a fundadora do Projeto Albatroz fez uma apresentação pública sobre o Centro Albatroz durante sessão na Câmara dos Vereadores de Cabo Frio, voltada para a população da cidade. O evento foi transmitido ao vivo na fanpage oficial da casa.

O intuito da apresentação era mostrar detalhes do projeto que, além de gerar empregos e colaborar para o desenvolvimento sustentável da região, também deseja criar uma área que envolva o público, valorizando os pescadores e artesãos das cidades próximas, além da promoção do envolvimento de crianças e jovens dentro das atividades e ações propostas pelo Centro Albatroz.

Projeto Albatroz no Rio de Janeiro

Desde 2014, o Projeto Albatroz mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ). Por meio da parceria com o Grupo de Estudos da Pesca (GEPESCA), coordenado pelo Prof. Eduardo Pimenta, foi possível ampliar os estudos do Projeto Albatroz para o Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. Também são desenvolvidas ações de educação ambiental com os pescadores e público em geral da região.

@ProjetoAlbatroz_Area_Centro Albatroz_2

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais