X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz estabelece nova base avançada em Itajaí (SC)

Foto Notícias_ultimo

Localizada no IFSC, permite a manutenção do trabalho de pesquisa em um dos maiores portos de pesca do país

No litoral de Santa Catarina, está localizado um dos maiores portos de pesca do Brasil. As pescarias são reconhecidas globalmente como uma das principais ameaças à sobrevivência de albatrozes e petréis em alto-mar. Para manter o trabalho de pesquisas, levantamento de dados e sensibilização dos trabalhadores da pesca, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em parceria com o Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), conta com uma nova base avançada na instituição.

O novo escritório permitirá visitas frequentes ao portos das cidades de Itajaí e Navegantes, a fim de manter contato com os mestres de pesca, armadores, e pescadores, antes e depois dos cruzeiros, para a coleta de dados sobre a interação das aves marinhas com a pesca. 

Tais informações são utilizadas, posteriormente, para a produção de estudos e fomentam políticas públicas nacionais e internacionais, como o Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap) e o Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP). 

De acordo com o consultor técnico da base de Itajaí, Augusto Costa, duas espécies de albatrozes são avistadas com frequência no litoral catarinense: Albatroz-de-nariz-amarelo e Albatroz-de-sobrancelha que, ao tentarem se alimentar das iscas utilizadas na pesca, podem acabar fisgadas pelos anzóis e morrerem afogadas.

“A captura incidental ocorre principalmente nas pescarias de espinhel pelágico e espinhel demersal, sendo reconhecidas como a grande causa da mortalidade de aves marinhas”, explica Costa, reforçando a importância dos estudos científicos para a mitigação destes danos às aves.

O IFSC conta com o barco escola “Aprendendo com o Mar”, um catamarã equipado para algumas artes de pesca que é utilizado na formação de alunos e realização de pesquisas. O Projeto Albatroz é convidado pela instituição para ministrar aulas sobre biologia e conservação de aves marinhas, uso e também a confecção de medidas mitigadoras para alunos do curso de pescador profissional - necessário para aqueles que têm o objetivo de obter a licença para trabalhar no mar.

 

Sobre o IFSC

O Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) é uma instituição pública federal de ensino com mais de cem anos de história. Atua na oferta de educação profissional, científica e tecnológica, oferecendo cursos nos mais diversos níveis: qualificação profissional, educação de jovens e adultos, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação em 22 câmpus localizados nas principais cidades do estado.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais