• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz está presente em encontro do ACAP no Chile

Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz e Rodrigo Claudino, consultor da base de Itajaí estão em La Serena, no Chile, para a reunião do ACAP (Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis). Eles falarão ao Seabird Bycatch Working Group, grupo dentro do ACAP que discute as capturas de aves marinhas na pesca. Tatiana Neves também é vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de Captura Incidentais, cujo coordenador é Anton Wolfaardt (da África do Sul) e o outro vice é Igor Debski (da Nova Zelândia).

A equipe do Projeto Albatroz participou de um encontro em Itajaí, no último dia 12 de abril, para discutir com outras autoridades da área da conservação, da gestão pesqueira e do setor pesqueira, os detalhes que estão sendo abordados no Chile. Entre os temas discutidos em La Serena, o Projeto Albatroz mostrará os resultados das pesquisas com o Lumo Lead na frota de espinhel nacional. Reuniões do Grupo de Trabalho sobre Populações e Estado de Conservação (Third Meeting of ACAP's Population and Conservation Assessment Working Group) e do Grupo Assessor do ACAP (Ninth Meeting of the Advisory Committee) também fazem parte do cronograma do encontro no Chile.

O Lumo Lead é um tipo de peso seguro para a pesca de espinhel e, desde o ano passado, vêm sendo testado pelo Projeto Albatroz como medida mitigadora. Com ele a isca afunda mais rápido, o que diminui a captura incidental de albatrozes e petréis, além de garantir maior segurança no trabalho dos pescadores. Outro detalhe é que o Lumo Lead possui uma capa que fica fluorescente no escuro e assim pode atrair mais peixes no fundo do mar.

Confira também o Guia de Identificação de Aves Capturadas Incidentalmente do ACAP, em português (Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis).


Leia mais

+ Notícias

Dimas Gianuca (11)

No dia das aves, um pouco sobre as aves marinhas e...

Quando qualquer pessoa pergunta o que é uma ave marinha, o que vem à mente da maioria das pessoas é uma gaivota, ave comum em todas as praias e costas do mundo. ...

05/10/2020 Leia mais
Foto Noti?cias_Planacap confere?ncia virtual

Reunião anual de monitoria do PLANACAP é realizada...

Criado em 2006 como objetivo de colocar em prática estratégias de conservação específicas para albatrozes e petréis que sobrevoam águas brasileiras e se alimenta...

23/09/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais