X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz está presente em encontro do ACAP no Chile

Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz e Rodrigo Claudino, consultor da base de Itajaí estão em La Serena, no Chile, para a reunião do ACAP (Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis). Eles falarão ao Seabird Bycatch Working Group, grupo dentro do ACAP que discute as capturas de aves marinhas na pesca. Tatiana Neves também é vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de Captura Incidentais, cujo coordenador é Anton Wolfaardt (da África do Sul) e o outro vice é Igor Debski (da Nova Zelândia).

A equipe do Projeto Albatroz participou de um encontro em Itajaí, no último dia 12 de abril, para discutir com outras autoridades da área da conservação, da gestão pesqueira e do setor pesqueira, os detalhes que estão sendo abordados no Chile. Entre os temas discutidos em La Serena, o Projeto Albatroz mostrará os resultados das pesquisas com o Lumo Lead na frota de espinhel nacional. Reuniões do Grupo de Trabalho sobre Populações e Estado de Conservação (Third Meeting of ACAP's Population and Conservation Assessment Working Group) e do Grupo Assessor do ACAP (Ninth Meeting of the Advisory Committee) também fazem parte do cronograma do encontro no Chile.

O Lumo Lead é um tipo de peso seguro para a pesca de espinhel e, desde o ano passado, vêm sendo testado pelo Projeto Albatroz como medida mitigadora. Com ele a isca afunda mais rápido, o que diminui a captura incidental de albatrozes e petréis, além de garantir maior segurança no trabalho dos pescadores. Outro detalhe é que o Lumo Lead possui uma capa que fica fluorescente no escuro e assim pode atrair mais peixes no fundo do mar.

Confira também o Guia de Identificação de Aves Capturadas Incidentalmente do ACAP, em português (Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis).


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais