Projeto Albatroz é homenageado pela Prefeitura de Saquarema em cerimônia de hasteamento do Bandeira Azul na praia de Itaúna
Iniciativas de Educação Ambiental realizadas pela instituição foram um dos critérios avaliados para a renovação do certificado
Na quinta-feira (21/11), a Prefeitura de Saquarema convidou o Projeto Albatroz para homenagem e reconhecimento das iniciativas desenvolvidas durante a temporada 2023/2024 no município. O trabalho realizado pela instituição na praia de Itaúna colabora com o critério ‘Educação Ambiental’, avaliado para a renovação do certificado Bandeira Azul.
Representado pela educadora ambiental Thaís Lopes, o Projeto recebeu uma certificação de Parceiro Bandeira Azul, assinado pela Prefeitura e pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo em reconhecimento às contribuições que resultaram na renovação da certificação internacional.
Ao longo da temporada 2023/2024, o Projeto Albatroz contribuiu realizando ações de educação ambiental como estandes, oficinas e jogos, que abordaram a conservação dos albatrozes e a importância da Cultura Oceânica nas práticas esportivas para diversas faixas etárias e públicos participantes dos evento, como reforça Thais Lopes, que esteve presente em todas as iniciativas do Projeto Albatroz na Cidade:
"As ações de educação ambiental são essenciais para sensibilizar a população sobre a conservação dos ecossistemas e espécies marinhas, sobretudo os albatrozes. É uma grande oportunidade de integrar essas temáticas a um público que vivencia o oceano, especialmente em Saquarema, onde a união entre natureza e esportes é celebrada em eventos como o Saquarema Surf Festival."
A cerimônia celebrou mais um marco do projeto de gestão da cidade com foco na sustentabilidade e reuniu representantes de diferentes Secretarias, do turismo, de outros projetos envolvidos, de organizações de proteção ao meio ambiente e moradores.
Certificações e premiações internacionais
O Programa Bandeira Azul está presente em 50 países e é uma certificação concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil, há 49 locais certificados, incluindo praias, marinas e trechos específicos de litoral, como o trecho das pedras na Praia de Itaúna.
Para obter e manter a certificação, os locais devem cumprir 34 critérios que envolvem: Qualidade da água; Educação ambiental; Gestão ambiental e infraestrutura; Segurança e serviços aos banhistas.
Além desta certificação, a praia de Itaúna recebeu em junho deste ano o reconhecimento como melhor praia do Atlântico Sul, concedido pelo Centro Internacional de Gestão e Certificação em Praias e ganhou a premiação promovida pela ONU no G20 Social pelo projeto Saquarema 2030, com ênfase no ODS 14, que trata das ações e iniciativas para a conservar e promoção do uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.
Leia mais
+ Notícias
“Arca do Saber”: Projeto Albatroz e Jovens Propágu...
Objetivo foi disseminar conhecimento sobre a importância dos manguezais no sequestro e acúmulo de ca...
08/11/2024
08/11/2024 Leia maisUnidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia mais