• Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz é finalista do XI Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza

Foto Notícias_PremioHugoW

Instituição concorre na categoria ‘Destaque Nacional’. A cerimônia virtual de premiação será realizada no dia 28 de janeiro pelo YouTube

Como reconhecimento pelas três décadas de trabalho de conservação marinha, pesquisas científicas, educação ambiental e formulação de políticas públicas, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, foi eleito um dos finalistas do XI Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza na categoria ‘Destaque Nacional’. A premiação acontecerá no próximo dia 28, a partir das 20h, no YouTube.

Considerado o 'Oscar' da Ecologia brasileira, a premiação busca reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país. Inscrito em duas categorias, Melhor Exemplo em Biodiversidade (Água, Ar, Flora e Fauna) e Melhor Exemplo em Educação Ambiental, a dimensão do trabalho do Projeto Albatroz em outras áreas fez com que fosse promovido pela comissão julgadora à nova categoria.

Na opinião da fundadora e coordenadora geral da instituição, Tatiana Neves, estar entre os finalistas já é um grande reconhecimento para o Projeto Albatroz. “Para nós este é um importante reconhecimento de um trabalho realizado em conjunto com nossos apoiadores, equipe e também com nossa patrocinadora, para proteger albatrozes e petréis que se alimentam no Brasil e sobrevoam oceanos”.

Coordenadora de educação ambiental da instituição, Cynthia Ranieri comenta que o prêmio ajudará a dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ e também ao Coletivo Jovem Albatroz que, juntos, sensibilizam mais de mil pessoas anualmente. “Estar entre os finalistas e com chances de ganhar o prêmio nos dá ainda mais energia para seguir adiante com este importante trabalho, tão desafiador neste período de pandemia em que foi preciso nos reinventar”.

Sobre o XI Prêmio Hugo Werneck

O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza foi criado em 2010 em homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Werneck (1919-2008). Um dos precursores da consciência ecológica na América Latina – ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza e defensor da criação de importantes áreas verdes de Minas Gerais, como os parques Nacional da Serra do Cipó e Estadual do Rio Doce. O Dr. Hugo acreditava que só o amor, a informação e a educação ambiental podem mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente e à natureza que nos resta.

Idealizado pela Revista Ecológico e o Sindiextra/Ibram, o prêmio tem como principal correalizador, pelo segundo ano consecutivo, o Sistema Fiemg. Conta com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados – IGAM, IEF e FEAM. E, a nível regional e nacional, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A supervisão técnica da Fundação Dom Cabral. A parceria da Rede Globo Minas. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza. O apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica.

 


Leia mais

+ Notícias

Foto_notícia (3)

Dia Mundial do Albatroz alerta para as consequênci...

Data deste ano chama atenção para duas espécies do Hemisfério Norte: albatroz-de-laysan e albatroz-d...

10/06/2022

10/06/2022 Leia mais
WhatsApp Image 2022-06-14 at 14.15.40

Educadores ambientais da Rede Biomar dão início a ...

Evento organizado pelo Projeto Coral Vivo deu início ao PPP focado na Educação InfantilReferência na...

09/06/2022

09/06/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais