X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz contribui com suas experiências no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

A conservação do ecossistema marinho, em especial de aves, e ações de educação e sensibilização ambiental foram temas das ações que o Projeto Albatroz realizou em Balneário Camboriú (SC). No total, três atividades do Projeto Albatroz integraram a programação do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) neste mês. A Univali é o local onde a base do Projeto Albatroz de Itajaí-SC é instalada, portanto integrantes do Coletivo Jovem Albatroz de Santos-SP também aproveitaram a oportunidade para conhecer o trabalho do Projeto Albatroz no estado catarinense.

O principal objetivo do IX Fórum foi promover diálogos entre sociedade e poder público sobre manutenção de políticas do meio ambiente. Portanto, representado por Cynthia Ranieri, coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, apresentou bons exemplos de atuações bem sucedidas de sensibilização socioambiental como o “Programa Albatroz na Escola” e o “Coletivo Jovem Albatroz” por meio de palestra.

O Programa "Albatroz na Escola" é considerado o carro-chefe da educação ambiental do Projeto. A iniciativa engloba a "Gincana Albatroz - Navegando no mundo das aves marinhas” e o "Espaço Albatroz", que discutem e apresentam a importância do ecossistema marinho para alunos e educadores do Ensino Fundamental I, II e Médio. Já o Coletivo Jovem Albatroz (CJA) foi criado com o objetivo de formar jovens lideranças para atuar na conservação marinha e faz parte da Rede Jovem Mar, que reúne coletivos jovens dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, todos integrantes da Rede Biomar da Petrobras.

Outra participação do Projeto no evento foi a mediação de Cynthia na mesa redonda “Políticas de EA para a conservação e o uso sustentável de ambientes costeiros e marinhos”. A mesa contou com a presença de importantes parceiros da educação ambiental marinha como  Alexandre Pedrini (UERJ/UFRJ), João Malavolta (Ecosurf), Marcus Polette (CTTMAr/UNIVALI), Maria Teresa Gouveia (Coral Vivo) e Andresse Gnoatto (UÇÁ).

Outra ação de destaque foi a oficina ministrada com ajuda do Coletivo Jovem Albatroz sobre como utilizar o Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede Biomar para ações sobre conservação marinha. Juntos, os projetos da Rede Biomar criaram esse manual que foi cedido com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, aos presentes.

"A interação com crianças, jovens e educadores com ações do Projeto Albatroz ao longo dos anos trouxe uma rica experiência de educação ambiental que tivemos o prazer de compartilhar neste evento” comenta Cynthia.

Foto Noti?cias_ IX Fo?rum EA Univali_2 Foto Noti?cias_IX Fo?rum EA Univali_3 Foto Noti?cias_IX Fo?rum EA Univali_4

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais