X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Projeto Albatroz apresenta resultados de trabalho no evento 35 Anos Juntos

O Projeto Albatroz, como membro da Rede Biomar, está presente nesta terça-feira (17) no evento ‘35 Anos Juntos’ que marca o aniversário de apoio ao Projeto Tamar e uma década de trabalho em conjunto dos cinco projetos ambientais patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental - ao lado do Coral Vivo, Baleia Jubarte e Golfinho Rotador - na sede da empresa no Rio de Janeiro.

O objetivo é apresentar aos funcionários detalhes sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos projetos da rede, bem como os avanços conseguidos até então nos âmbitos de conservação ambiental e estudos científicos. A coordenadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, ministrará hoje uma palestra sobre os resultados positivos dos programas de sensibilização e educação com jovens, escolas e pescadores, na mitigação da captura incidental das espécies brasileiras de albatrozes e petréis em alto-mar.

Desde o início do patrocínio da Petrobras em 2006, entre outras conquistas, o Projeto Albatroz atuou na recuperação do albatroz-de-sobrancelha negra, que saiu da lista de espécies ameaçadas de extinção em 2014. Em conjunto com práticas como o uso do Toriline desenvolvido pelo projeto em parceria com pescadores locais, largada noturna, regime de peso de iscas e coleta de dados sobre aves capturadas com membros do projeto a bordo das embarcações, foi possível avançar na diminuição de mortes de albatrozes, consideradas as aves de maior envergadura do mundo.

O evento também contará com apresentação da gerente-executiva da Petrobras, Beatriz Nassur, fala de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apresentação de Clóvis Castro sobre os trabalhos da rede, além de palestras de cada uma das iniciativas patrocinadas. Ao final, os participantes poderão fazer perguntas sobre o trabalho delas em prol dos projetos de biodiversidade marinha.

Como parte do evento, há ainda uma exposição de painéis informativos e atividades lúdicas sobre o trabalho dos membros da Rede Biomar e das conquistas nos últimos dez anos, além de slides com fotos da fauna marinha. O Projeto Albatroz está presente também na instalação com réplicas dos animais protegidos pelas iniciativas do Programa Petrobras Socioambiental, com barco, areia e oceano, simulando o habitat onde vivem.

“É gratificante apresentar os resultados do nosso trabalho de conservação da vida dos albatrozes em conjunto com as demais iniciativas da Rede Biomar e do Projeto Tamar. Juntos, podemos unir esforços e fazer mais pela biodiversidade marinha”, reforçou a coordenadora geral, Tatiana Neves.

Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_5 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_11 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_7 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_9 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_4 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_8 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_6 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_2 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos_3 Foto Noti?cias_Exposic?a?o Petrobras Tamar 35 anos juntos

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais