X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Programa Albatroz na Escola inspira professores do Espírito Santo a trabalharem a educação ambiental em sala de aula

5(2)

Atividades com professores da rede pública e privada apresentaram informações sobre os albatrozes e a conservação marinha

Criado em 2011 para levar informações sobre as aves marinhas e sua conservação para dentro das salas de aula, complementando o currículo escolar, o Programa Albatroz na Escola (PAE), já envolveu mais de 35 mil pessoas em suas ações. Este mês, o PAE alçou voos maiores em direção ao estado do Espírito Santo, onde realizou atividades de formação com cerca de dez professores das redes pública e privada de ensino, lideradas pelo Projeto Albatroz em parceria com o Baleia Jubarte, ambos patrocinados pela Petrobras.

No período da manhã, os educadores ambientais se reuniram com professores das disciplinas de Ciências e Laboratório da Escola Monteiro Lobato, de Vitória (ES). A equipe do Projeto Albatroz apresentou durante a formação, a biologia e as características do albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção, explicaram a dinâmica da pesca e os perigos da captura incidental, além de compartilharem curiosidades sobre as aves que podem ser úteis nas ações realizadas em sala de aula.

Além disso, eles também apresentaram algumas possibilidades de atividades que podem ser realizadas em sala de aula para envolver os estudantes no contexto da conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, além da sua biodiversidade.

De acordo com o educador ambiental responsável pelo PAE, Yago Ferreira, durante a formação foi possível alinhar o conteúdo teórico do programa com as atividades práticas que a escola já realiza dentro do seu laboratório. Os educadores compartilharam o desejo coletivo de criar um clube de ciências com alunos e consideraram o PAE uma ferramenta importante para se inspirar na hora de criar um piloto, considerando a interdisciplinaridade do programa. Com isso, os alunos seriam capazes de criar uma intervenção que pudesse ser apresentada aos pais no final do ano letivo.

Parceria para formação continuada

Já no período da tarde, os educadores ambientais do Projeto Albatroz se reuniram com seis representantes da Secretaria de Educação de Vila Velha (ES) para mais um processo formativo. Durante o encontro, que contou com a participação de representantes da formação continuada, educadores ambientais, além de professores de Ciências e Geografia, eles deram detalhes do funcionamento do PAE, e tiraram dúvidas dos professores sobre a biologia e a conservação das aves.

Segundo Ferreira, o resultado da formação foi positivo, pois além de mergulharem no conteúdo do Programa Albatroz na Escola, os professores enxergaram o PAE como um aliado na formação continuada dos professores da rede pública do município, com a possibilidade de expandir a abordagem dos conteúdos relacionados à conservação marinha para todos os alunos. 

“Agora que esses professores já passaram por essa formação teórica, sabem como funciona o PAE e têm todas as informações, eles serão capazes de incluir as atividades do nosso programa dentro do planejamento anual das turmas”, explica. “Isso torna mais fácil desenvolver os temas relacionados à conservação marinha, alinhados aos conteúdos que eles já precisam trabalhar em sala de aula”.

Sobre o Programa Albatroz na Escola

O Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’ (PAE) foi criado em 2011 e tem como objetivo sensibilizar professores e alunos para a conservação de Albatrozes e Petréis e dos ecossistemas costeiros e marinhos como um todo, atendendo todos os anos escolares, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos/EJA. Nos dez anos de atuação do PAE, mais de 30 mil pessoas foram envolvidas nas ações de educação ambiental, entre elas mais de 2.500 professores das redes pública e privada.

Para saber mais sobre o PAE, acesse aqui.

 

2(2)

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais