• Portugues
  • English
  • Spanish

Programa Albatroz em Casa levará educação ambiental às salas de aula virtuais

Foto Notícias_Pac

Educadores poderão acessar propostas de aulas e atividades sobre conservação marinha da Primeira Infância até o Ensino Fundamental gratuitamente

Com a participação de mais de 26 mil pessoas desde 2011, o Programa de Educação Marinha ‘Albatroz na Escola’ capacita educadores para trabalhar com a temática da conservação marinha em sala de aula e também sensibiliza alunos sobre o tema. A partir do início do período de isolamento social e com as aulas acontecendo via internet, a equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, estudou maneiras de continuar o programa. Surgiu, assim, o Programa Albatroz em Casa (PAC), que está disponível desde o dia 11 de maio, de forma gratuita, na área do educador do site.

Segundo a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, o PAC foi pensado exclusivamente para este momento tão novo para professores e famílias, que ainda estão se acostumando com a quarentena. O programa trará aulas e materiais com informações sobre as aves e conservação marinha, com jogos, tirinhas e outras atividades educativas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Para ter acesso a todos os materiais do PAC, os educadores precisam acessar o site do Projeto Albatroz e preencher uma breve ficha de cadastro. Não há limite de inscrições. Em seguida, terão acesso a conteúdos complementares para todas as séries do Educação Infantil e Ensino Fundamental - em breve, a ideia é incluir materiais próprios para os alunos do Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora, as atividades abordarão os albatrozes e petréis, mas sempre de uma forma leve e divertida. “Acredito que isso vai auxiliar os professores nesse processo que estamos vivendo e descobrindo juntos, sobre como será a educação neste período de isolamento social tão importante para combatermos essa pandemia”.

Ela salienta ainda que os materiais trazem práticas do dia a dia que podem ultrapassar a sala de aula virtual e envolver a família.

Certificação e feedback

Após o download do material e a conclusão da atividade com os alunos, o educador cadastrado receberá por e-mail um formulário para dar um feedback sobre a participação do PAC, enviar sugestões e comentários sobre o programa.

Em seguida, um certificado digital de conclusão de atividade emitido pelo Projeto Albatroz estará disponível.

“Nós esperamos que o Programa Albatroz em Casa amplie nossa rede de guardiões do planeta e dos oceanos”, afirma Cynthia Ranieri. “A ideia é que esse material toque as pessoas e provoque reflexões úteis para este novo mundo que virá quando a pandemia passar”.


Leia mais

+ Notícias

Dimas Gianuca (11)

No dia das aves, um pouco sobre as aves marinhas e...

Quando qualquer pessoa pergunta o que é uma ave marinha, o que vem à mente da maioria das pessoas é uma gaivota, ave comum em todas as praias e costas do mundo. ...

05/10/2020 Leia mais
Foto Noti?cias_Planacap confere?ncia virtual

Reunião anual de monitoria do PLANACAP é realizada...

Criado em 2006 como objetivo de colocar em prática estratégias de conservação específicas para albatrozes e petréis que sobrevoam águas brasileiras e se alimenta...

23/09/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais