• Portugues
  • English
  • Spanish

Programa Albatroz em Casa lança atividades para o ensino médio

Foto Notícias_PAC EM

Objetivo dos conteúdos é provocar reflexões sobre o consumo e conservação do meio ambiente

Criado em meio aos desafios da pandemia do novo coronavírus, o Programa Albatroz em Casa (PAC) foi lançado em maio com o objetivo de levar atividades de educação ambiental para professores e alunos que, atualmente, estão em salas de aula virtuais. Para contemplar os alunos do ensino médio, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, inseriu recentemente três conteúdos voltados para este novo público na plataforma. A novidade também é que, em comemoração aos 30 anos do Projeto Albatroz, o educador que entregar o relato de alunos envolvidos com o PAC no mês de julho receberá um kit com caderno, caneta e adesivo.

O PAC é uma extensão virtual do Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’. Criado pela instituição em 2011, já envolveu cerca de 30 mil pessoas em palestras, gincanas e outras atividades de educação ambiental feitas dentro das escolas pela equipe do Projeto Albatroz.

Entre os novos conteúdos que passam a fazer parte do cardápio virtual de aulas focadas principalmente na área das ciências da natureza, estão: ‘Conhecendo um projeto de conservação; Conhecendo o problema; Pensando em soluções’; Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; e Pegada Ecológica.

Estes temas são abordados por meio de vídeos, textos e outros materiais com o objetivo de provocar um exercício de reflexão dos alunos sobre o papel de cada pessoa na conservação do meio ambiente, as soluções para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU e também compreender o conceito de Pegada Ecológica em nosso planeta.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, os professores poderão escolher a melhor forma de trabalhar os temas com os alunos. “Eles podem promover um debate, sugerir uma redação ou algum tipo de trabalho em grupo, conforme sua preferência e a dinâmica das aulas virtuais. No material trazemos algumas sugestões de atividades e encaminhamentos, mas o professor pode adaptar da forma que achar mais interessante para sua turma”, sugere.

Além das aulas voltadas especialmente para ensino médio, o Programa Albatroz em Casa também conta com conteúdos para a educação infantil, ensino fundamental I e II. Todo o conteúdo que traz informações sobre as aves e conservação marinha, além de jogos, tirinhas e outras atividades educativas, foi elaborado em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Certificado e Kit Promocional

Após a inscrição, download do material no site e a conclusão da atividade com os alunos, o educador cadastrado precisa responder um pequeno formulário sobre a atividade realizada. Em seguida, um certificado digital de conclusão de atividade emitido pelo Projeto Albatroz estará disponível no e-mail cadastrado e agora a conclusão desta etapa ainda garante o recebimento de um kit promocional gratuito. Os kits são limitados e serão distribuídos de acordo com a duração do estoque

“Esperamos que o Programa Albatroz em Casa amplie nossa rede de guardiões do planeta e dos oceanos”, afirma Cynthia Ranieri. “A ideia é que esse material toque as pessoas e provoque reflexões úteis para este novo mundo que virá quando a pandemia passar”.

 


Leia mais

+ Notícias

Foto Notícias_Paper TVJ

Paper histórico sobre captura de aves no Brasil im...

Publicado por Teodoro Vaske Júnior em 1991, estudo documentou pela primeira vez a taxa de aves fisgadas na pescaA partir do conhecimento da estudante de Biologia...

25/06/2020 Leia mais
@JúlioCardoso 1

Mais de cem albatrozes são avistados no litoral de...

Agrupamento incomum de aves foi registrado por membros do Projeto Baleias À VistaEra 12 de junho, Dia dos Namorados, quando membros do Projeto Baleia À Vista zar...

24/06/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais