X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Professor do Colégio Universitas apresenta o Projeto Albatroz em sala de aula

Estudantes do Ensino Fundamental aprenderam sobre a importância de conservar estas aves e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

A educação ambiental faz cada vez mais parte das discussões na mídia, economia e nas escolas.  O professor Renato Kiko Tamasato, do Colégio Universitas, localizado em Santos (SP), trouxe o assunto para dentro das aulas de ciências, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante todo o ano de 2019 de uma forma interdisciplinar para sensibilizar os alunos sobre a conservação do meio ambiente e desenvolver seu pensamento crítico. Para isso, colocou em pauta o trabalho do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras,  nascido na mesma cidade.

O professor de ciências decidiu trabalhar em sala de aula com ODS ligadas ao meio ambiente, como é o caso da ‘Vida na Água’ e também a ‘Parcerias e Meios de Implementação’. Entre centenas de espécies, o albatroz foi escolhido por ser uma ave majestosa, mas que corre risco de extinção.

Ao longo das aulas, o professor explicou as principais características biológicas da espécie, seu habitat natural e os comportamentos típicos da ave. Além disso, abordou a dinâmica delas nos oceanos e os perigos de sua interação com a pesca industrial. O professor buscou o Projeto Albatroz por meio da coordenadora de educação ambiental, Cynthia Ranieri, recebeu materiais de apoio para utilizar em sala de aula como a Cartilha do Professor, o folder Albatroz Responde e também os episódios da Albatrupe para montar as envolver os alunos na temática marinha.

Para Renato Tamasato, a presença de um projeto socioambiental que trabalhasse o tema na cidade de residência das crianças, ajudou na escolha do tema e na sensibilização sobre o assunto. “Gostei bastante de trabalhar o assunto com meus alunos. Eles são bem participativos e muito antenados”, afirmou.

Foto Notícias_colégio universitas 2 Foto Notícias_colégio universitas 1

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais