Professor do Colégio Universitas apresenta o Projeto Albatroz em sala de aula
Estudantes do Ensino Fundamental aprenderam sobre a importância de conservar estas aves e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
A educação ambiental faz cada vez mais parte das discussões na mídia, economia e nas escolas. O professor Renato Kiko Tamasato, do Colégio Universitas, localizado em Santos (SP), trouxe o assunto para dentro das aulas de ciências, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante todo o ano de 2019 de uma forma interdisciplinar para sensibilizar os alunos sobre a conservação do meio ambiente e desenvolver seu pensamento crítico. Para isso, colocou em pauta o trabalho do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, nascido na mesma cidade.
O professor de ciências decidiu trabalhar em sala de aula com ODS ligadas ao meio ambiente, como é o caso da ‘Vida na Água’ e também a ‘Parcerias e Meios de Implementação’. Entre centenas de espécies, o albatroz foi escolhido por ser uma ave majestosa, mas que corre risco de extinção.
Ao longo das aulas, o professor explicou as principais características biológicas da espécie, seu habitat natural e os comportamentos típicos da ave. Além disso, abordou a dinâmica delas nos oceanos e os perigos de sua interação com a pesca industrial. O professor buscou o Projeto Albatroz por meio da coordenadora de educação ambiental, Cynthia Ranieri, recebeu materiais de apoio para utilizar em sala de aula como a Cartilha do Professor, o folder Albatroz Responde e também os episódios da Albatrupe para montar as envolver os alunos na temática marinha.
Para Renato Tamasato, a presença de um projeto socioambiental que trabalhasse o tema na cidade de residência das crianças, ajudou na escolha do tema e na sensibilização sobre o assunto. “Gostei bastante de trabalhar o assunto com meus alunos. Eles são bem participativos e muito antenados”, afirmou.
Leia mais
+ Notícias
Educadora ambiental do Projeto Albatroz representa...
Selecionada como interlocutora da Mata Atlântica com outros 19 jovens, Arianne Fonseca viajou a Bras...
02/01/2025
02/01/2025 Leia maisEm Santos (SP), Dia da Família da Petrobras teve a...
Atividades interativas, jogos e oficinas de pintura levaram sensibilização às crianças e à força de ...
19/12/2024
19/12/2024 Leia mais