População de sobrancelha-negra indica aumento nas Malvinas/Falklands | Projeto Albatroz
  • Portugues
  • English
  • Spanish

População de sobrancelha-negra indica aumento nas Malvinas/Falklands

albatroz de sobrancelha-negra

Um novo relatório indica aumento no número de albatrozes-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris) que se reproduzem nas Ilhas Malvinas/Falklands. Essa área compreende aproximadamente 70% da população global dessa espécie de albatroz e, assim, significa um impacto positivo na sua conservação.

No entanto, apesar da boa notícia, especialistas alertam para a necessidade do uso de medidas que reduzam a captura das aves oceânicas pelos barcos de pesca, uma vez que populações de albatrozes – inclusive de sobrancelhas-negras – continuam declinando em outras partes do globo. Das 22 espécies de albatrozes, 17 estão ameaçadas de extinção, entre elas a de sobrancelhas-negra, o mais capturado por barcos de pesca de espinhel pelágico na costa do Brasil.

O relatório, embasado em resultados obtidos a partir de diferentes métodos de censo, indica um aumento de 4% por ano da população de sobrancelhas-negra nas Malvinas/Falklands entre 2005 e 2010. “As exatas razões desse aumento ainda não estão inteiramente claras, mas esforços para reduzir a captura das aves e condições favoráveis de alimentação devem ter contribuído”, explica Anton Wolfaardt, autor do relatório e coordenador do Acordo Internacional para Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP).

O relatório ainda recomenda que os esforços para evitar a captura de ave continuem, principalmente considerando que populações de albatrozes-de-sobrancelha-negra ainda estão declinando em outras colônias, a exemplo das Ilhas Géorgia do Sul, como alerta Cleo Small, do Programa Global de Aves Oceânicas da BirdLife/Royal Society for Protection of Birds (RSPB).

A captura é feita de forma incidental pelos barcos de pesca de espinhel pelágico, no momento em que as aves, atraídas pelas iscas, ficam presas nos anzóis e morrem afogadas.

Texto adaptado do site da Birdlife


Leia mais

+ Notícias

0123_PROJETO BOTINHO SAQUAREMA (473)

Maior colônia de férias gratuita da América Latina...

Atividades lúdicas de Educação Ambiental foram realizadas no Projeto Botinho, em SaquaremaO Projeto ...

03/02/2025

03/02/2025 Leia mais
Laje de Santos_Arianne Fonseca

Projeto Albatroz participa das políticas públicas ...

Presença nesses órgãos permite contribuir com informações técnicas e científicas para a proteção de ...

18/03/2025

18/03/2025 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Conheça o nosso centro de visitação

Leia mais