• Portugues
  • English
  • Spanish

PLANACAP é oficilizado e ganha grupo assessor

 

O Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) tem, agora, um Grupo Assessor para acompanhar a implementação e realizar a monitoria da sua execução. A instituição do grupo, formalizada por publicação de portaria no Diário Oficial da União no último dia 5, segue-se à publicação de outra recente portaria, essa publicada em fevereiro, aprovando o PLANACAP.

O Plano foi publicado em 2006, mas ainda não havia sido oficializado. A portaria de fevereiro estabelece, entre outras determinações, o objetivo geral do PLANACAP, que é assegurar a viabilidade das colônias reprodutivas de Procellariiformes - ordem de aves marinhas - em território brasileiro e reduzir para níveis mínimos a captura incidental desses animais, entre eles albatrozes e petréis, pela pesca com espinhel. Além disso, essa portaria nomeia o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) como coordenador do Plano e o Projeto Albatroz, coordenador executivo de sua implementação.

Já o Grupo Assessor (GA), instituído pela portaria de março, formaliza os nomes dos representantes das instituições de conservação responsáveis pela implementação e monitoria do Plano. O GA é coordenado por Patrícia Pereira Serafini, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) e a sua coordenação executiva cabe à Tatiana Neves, coordenadora geral do Projeto Albatroz. A organização ainda é representada por Fabiano Peppes, coordenador técnico; Dimas Gianuca e Caio Marques, respectivamente representantes do Projeto em Rio Grande (RS) e Itaipava (ES), duas das quatro bases da organização.  O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

 

Também fazem parte do Grupo: Fernando José Polli, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Gilberto Sales, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, do TAMAR; Leandro Bugoni, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Roberto Galucci, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e Roberto Wahrlich, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

 

As portarias estão disponíveis abaixo

Grupo Assessor para acompanhar a implementação do PLANACAP 

Portaria_15-2012_PLANACAP

 


Leia mais

+ Notícias

Foto_notícia (1)

Projeto Albatroz comemora 32 anos com avanços em ...

Entre as principais conquistas está a construção do primeiro Centro de Visitação, a ser inaugurado e...

20/07/2022

20/07/2022 Leia mais
Foto_notícia (4)

Jogo de Palavras do Albatroz une diversão e pensam...

Passatempo virtual foi lançado em comemoração aos 32 anos da instituiçãoUm dos principais objetivos ...

26/07/2022

26/07/2022 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais