• Portugues
  • English
  • Spanish

Pescadores de Itajaí recebem treinamento sobre uso de medidas mitigadoras em curso do IFSC

Foto Notícias_Curso Pescador 1

Equipe do Projeto Albatroz levou informações sobre conservação e biologia das aves marinhas para turma do Curso de Pescador Profissional

Um dos portos mais importantes para o trabalho de conservação de aves marinhas, Itajaí (SC), agora conta com mais de 20 pescadores profissionais capacitados para usar medidas que mitigam a captura de albatrozes e petréis em alto-mar. No início de abril, os técnicos da base do Projeto Albatroz na cidade ofereceram treinamento aos alunos do Curso de Pescador Profissional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Augusto Costa e Juliana Saran tiveram um dia de aula para apresentar aos pescadores , aspectos biológicos, ecológicos e comportamentais desse grupo de aves marinhas  e as ameaças a que estão sujeitos, especialmente a interação com a pesca. “Também falamos sobre a manipulação de aves vivas que às vezes chegam a bordo e precisam de cuidados especiais por parte da tripulação”, adiciona Costa, consultor técnico da base.

A turma do curso, que tem como objetivo qualificar os alunos para exercer as atribuições de pescador profissional conforme as Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários, era formada por pescadores, armadores e pessoas em busca de recolocação profissional.

Após a palestra e troca de conhecimentos em sala de aula, os técnicos do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, conduziram uma atividade prática. Em conjunto, construíram um toriline no pátio do IFSC, nos mesmos moldes que ele deve ser utilizado em alto-mar para afugentar as aves durante a soltura dos anzóis com iscas.

“Reunir tantos pescadores dentro de uma sala de aula para aprender sobre os albatrozes é muito difícil devido à rotina deles”, explica Costa. “Esta foi uma oportunidade incrível para conversamos sobre a pesca, apresentarmos as aves, explicarmos como vivem, os motivos por que estão em perigo e também o que eles podem fazer para ajuda-las”.

Planacap

Inserir a temática de uso das medidas mitigadoras nos cursos de formação e qualificação de pescadores é uma das ações previstas no Plano Nacional de Conservação de Albatrozes e Petréis (Planacap). Por isso, sabendo da existência do curso na cidade, o Projeto Albatroz entrou em contato com os professores do IFSC oferecendo palestras e atividades sobre a conservação dessas aves que certamente farão parte do dia a dia de trabalho dos estudantes no mar.

Foto Notícias_6 Foto Notícias_Curso Pescador 2 Foto Notícias_Curso Pescador 3 Foto Notícias_Curso Pescador 4 Foto Notícias_Curso Pescador 5

Leia mais

+ Notícias

noticia dimas 14.02

Petréis-gigantes podem ser beneficiados pelas muda...

Efeitos das variações ambientais afetarão machos e fêmeas da espécie de formas diferentesCom os sucessivos aumentos de temperatura na região Antártica, que regis...

14/02/2020 Leia mais
Foto Notícias_ultimo

Projeto Albatroz estabelece nova base avançada em ...

Localizada no IFSC, permite a manutenção do trabalho de pesquisa em um dos maiores portos de pesca do paísNo litoral de Santa Catarina, está localizado um dos ma...

04/02/2020 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais