X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Parceria com Tatibitati sensibiliza alunos para proteger vida marinha

Alunos da escola Tatibitati em atividade de Educação Ambiental

Na última semana de abril, alunos do 2º ano da Escola Átrio & Tatibitati, em Santos (SP), se depararam com um mistério guardado em um baú, prometendo, a partir das dicas reveladas, uma viagem inesquecível pelos mares e descobertas sobre vários aspectos relacionados a esse ambiente.
A experiência fez parte das aulas sobre rotas de navegação marítima, um dos conceitos abordados pelo “Entre Mares e Oceanos”.  Esse é o tema do projeto desenvolvido na escola em 2013 pelo Programa de Educação Ambiental do Projeto Albatroz para 140 estudantes de 2 a 11 anos, marcando o terceiro ano da parceria ente a Tatibitati e a organização.

Enquanto os alunos do ensino infantil são envolvidos em atividades relacionadas à biologia marinha, os maiores aprendem conceitos sobre a água, os oceanos, a biodiversidade e os ecossistemas marinhos em aulas semanais, que contam ainda com experimentos e saídas de campo. “Nossa proposta é que os conteúdos trabalhados não se relacionem apenas às matérias, mas principalmente à fase de desenvolvimento das crianças, incentivando as habilidades características de cada faixa etária\\\", explica a educadora do Albatroz, Tina Benavente.
De acordo com ela, o maior objetivo do Programa é aproximá-los do tema, ao mesmo tempo que são sensibilizados para a importância da conservação marinha. “Afinal, é através do conhecimento que eles poderão passar a respeitar e a amar o ambiente em que vivem”, comenta.
“Albatroz na Escola” – Além da parceria com a Átrio & Tatibitati, o Programa de Educação Ambiental do Projeto também atua em escolas da rede pública de ensino em Santos. Neste ano, as atividades já foram realizadas nas escolas municipais Pedro Crescenti, na zona noroeste da cidade, e Lourdes Ortiz, no bairro Aparecida. O trabalho consiste na capacitação de professores para o uso das Cartilhas de Educação Ambiental Marinha e no envolvimento dos alunos em atividades lúdicas em um espaço itinerante, montado pela organização.

As Cartilhas são duas – o Livro do Professor e o Livro do Aluno – e abrangem temas relacionados à proteção dos oceanos, dos albatrozes e petréis e impactos ambientais no  ambiente marinho, entre outros.
Em 2012, o Programa de Educação Ambiental Marinha “Projeto Albatroz na Escola” capacitou 154 professores e envolveu 3.590 alunos de dez escolas públicas de Santos.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais