X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Nova turma: Coletivo Jovem Albatroz abre inscrições para curso sobre mapeamento de iniciativas socioambientais

Jovem Albatroz

No total, há 20 vagas para integrar o coletivo e participar da formação híbrida, que ocorrerá simultaneamente na Baixada Santista e na Região dos Lagos

Até o dia 03 de março (sexta-feira), jovens de 18 a 29 anos poderão se inscrever para a seleção do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), iniciativa de educação ambiental e protagonismo juvenil do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. No total, há 20 vagas abertas para integrar as atividades do grupo e participar do curso gratuito “Território Jovem: Mapeamento do Cenário Socioambiental”. O curso acontecerá de forma híbrida e simultânea em duas localidades: na Baixada Santista, no litoral de São Paulo; e na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro (confira o edital completo neste link).

Com as atenções voltadas para a cultura oceânica e a conservação marinha, no âmbito da Década do Oceano, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar o público sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares e sua biodiversidade, o CJA propõe uma formação para capacitar o olhar dos jovens sobre as iniciativas voltadas ao meio ambiente, para mobilizá-las em prol da conservação. De acordo com a educadora responsável pelo CJA, Thaís Lopes, o curso tem o objetivo fomentar a participação dos jovens no mapeamento do cenário socioambiental do território, por meio dos princípios teóricos e metodológicos da educação ambiental crítica e dialógica, amplamente utilizados nas rotinas do CJA.

"O curso será composto de atividades virtuais práticas e ativas a partir das quais os jovens poderão se familiarizar com os princípios teóricos e metodológicos da educação ambiental crítica”, explica. “Além disso, o curso terá como fio condutor a construção de uma base de informações sobre o cenário socioambiental do território a partir da visão dos próprios jovens, a fim de possibilitar o aprendizado durante a prática", explica.

No formato híbrido, além dos encontros virtuais, também estão previstas visitas técnicas nos arredores das bases de Santos (SP) e Cabo Frio (RJ), com o intuito de fortalecer o aprendizado do conteúdo exposto no decorrer do curso, conhecer instituições de educação ambiental e mapear atividades in loco. "Para que os jovens tenham contato com a temática da conservação dos ambientes marinhos e costeiros, buscando gerar informações sobre atividades socioambientais em seus territórios, serão realizadas oficinas virtuais, visitas técnicas e momentos de aprendizados individuais, de forma que eles sejam os protagonistas do processo educador, sugerindo alterações e propondo novas oficinas e atividades", detalha Thaís Lopes. 

Os encontros do Coletivo Jovem Albatroz serão semanais, nos meses de março e abril, às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h, em conferências virtuais na plataforma Zoom e também em visitas técnicas a instituições parceiras nas cidades de Arraial do Cabo (RJ), Búzios (RJ) e Cabo Frio (RJ) e Santos (SP). As aulas contarão com apoio de uma equipe pedagógica composta de jovens do CJA e com o suporte da plataforma Google Classroom.

Pré-requisitos 

Para participar da seleção, é necessário ter entre 18 e 29 anos, morar nas cidades da Baixada Santista ou Região dos Lagos, se interessar por educação ambiental, trabalhos colaborativos e conservação marinha. Não é preciso estar matriculado no ensino superior para se inscrever. No CJA, todos podem contribuir com suas experiências para a criação de atividades para a conservação de ambientes marinhos e costeiros, por isso, são bem-vindos estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento.

Inscrições

As inscrições recebidas via Google Forms serão analisadas pelos responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz. No dia 7 de março, os jovens selecionados serão contactados por e-mail para que possam comparecer à atividade inaugural do curso, que acontecerá em uma conferência na plataforma Zoom, no dia 8 de março (quarta-feira), das 14h30 às 17h, para promover a integração dos jovens e inseri-los no contexto híbrido da nova formação.

Turmas anteriores do CJA

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens de 18 a 29 anos para que possam se tornar lideranças na conservação marinha e costeira. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do CJA realizam diversos cursos, oficinas, saídas de campo e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e ao Meio Ambiente, apresentando suas experiências.

Mais de 110 jovens de várias regiões do Brasil já foram envolvidos nas ações e cursos do CJA, que abrangeram temas como: políticas públicas, educação ambiental, captação de recursos para projetos ambientais, educomunicação, produção audiovisual e artística.


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais