X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Mais de mil pessoas participam da festa de inauguração do Centro de Visitação do Projeto Albatroz

3

Evento aconteceu em Cabo Frio (RJ), contou com apresentações artísticas, atividades de educação ambiental e show da Orquestra Petrobras Sinfônica

O que antes era sonho, virou realidade. No último dia 24, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, inaugurou seu Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha, o primeiro no país. O local tem o objetivo de disseminar a cultura oceânica e também a desenvolver a educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos. O evento envolveu mais de mil pessoas em apresentações artísticas, atividades de educação ambiental e show da Orquestra Petrobras Sinfônica.

A inauguração contou com a presença de moradores da cidade, pescadores e turistas que visitavam a região. Os projetos Uçá, Meros do Brasil, Costão Rochoso e Cavalos Marinhos, patrocinados pela Petrobras, marcaram presença com atividades artísticas e de educação ambiental com os educadores do projeto, ao lado dos integrantes do Coletivo Jovem Albatroz, espaço de formação de lideranças socioambientais do Projeto Albatroz. Além disso, a Prolagos, fornecedora de água do município, e a Universidade Veiga de Almeida (UVA), também participaram com suas tendas no evento, e artesãs da região puderam expor e vender seus produtos da loja do centro.

Com apoio da Petrobras, 250 crianças de comunidades de Macaé (RJ), vieram de ônibus participar das atividades da inauguração, e o Projeto Albatroz providenciou uma praça de alimentação com distribuição de pipoca gratuita. Para o público infanto-juvenil, houve uma série de oficinas e brincadeiras voltadas à educação ambiental e à conexão com o oceano. A Prolagos envolveu as crianças no teatro infantil “Prolaguito e a Galera da Água”, que apresenta às crianças a dinâmica de conservação da Lagoa de Araruama e o papel dos pescadores neste trabalho. 

A programação musical e artística contou com shows de talentos da região, como o Coral Despertar, oferecido pela Secretaria de Cultura do Município, e o concerto “Tributo a Cartola” do Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica em homenagem ao ícone do samba brasileiro. Essa última atração foi um espetáculo musical e natural, pois aconteceu durante o pôr do sol de tirar o fôlego do público, que fez uma grande roda para comemorar a inauguração.

Parceiro de longa data do Projeto Albatroz, o artista plástico Alexandre Huber, responsável por todos as artes do centro, assinou durante a inauguração seu centésimo painel, que retrata as principais espécies de albatrozes que ocorrem no Brasil: o albatroz-viageiro (Diomedea exulans), albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris) e albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhynchos).

No evento, também estiveram presentes as principais autoridades da Região dos Lagos, entre elas a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, secretários, vereadores e representantes de instituições locais. Além disso, a festa contou com a participação do gerente-executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, José Maria Rangel, e da força de trabalho da empresa na região.

Sonho realizado

Quando a fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, teve o primeiro contato com a problemática da captura incidental de albatrozes pela pesca, ela era uma jovem bióloga que sempre estava acompanhando os trabalhos no Instituto de Pesca de Santos (SP). “Desde o primeiro momento que decidi estudar essas aves e as ameaças a que estavam sujeitas em alto mar, eu já sabia que era um projeto para a vida toda. Agora, 33 anos depois, posso dizer com orgulho que realizamos um sonho: trazer a biodiversidade marinha, a conservação e a cultura oceânica para perto do público”, explicou.

A trajetória para a construção do Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha começou ainda em 2019, quando a Prefeitura de Cabo Frio cedeu uma área de 18 mil m² ao lado do Parque Dormitório das Garças, ao lado da Lagoa de Araruama, por meio da Lei Nº 179/2019. Daí para frente, as empreiteiras Executare e SMW Engenharia construíram todos os pavilhões e locais de exposição.

Ponto de referência para a comunidade

Ainda segundo Tatiana Neves, mais do que apresentar a riqueza do oceano e da biodiversidade marinha para turistas e escolas, o Projeto Albatroz quer envolver os moradores das comunidades do entorno nas ações socioambientais da instituição. “Nosso centro fica no bairro do Porto do Carro, local próximo de várias comunidades importantes que podem se beneficiar das atividades de educação ambiental, lazer e geração de renda do Projeto, como Porto do Carro, Boca do Mato, Estradinha, Jacaré e Jardim Esperança”, explica. “Queremos que moradores, pescadores e suas famílias se sintam parte do nosso centro de visitação”. 

Além do papel de agregador social, o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha também será um lugar para aproximar as escolas da temática da conservação e da Década do Oceano. Desde 2014, o Projeto Albatroz está presente na Região dos Lagos realizando o Programa Albatroz na Escola (PAE), que capacita professores a trabalharem o assunto da conservação marinha dentro de sala de aula, somando mais de 44 mil pessoas envolvidas nas atividades. 

“Com a chegada do centro, a ideia é que as escolas possam trazer as crianças para terem toda a experiência do PAE em um lugar cercado de materiais educativos, representações dos albatrozes e outros animais oceânicos”, afirma o educador responsável pelo PAE, Yago Ferreira.

Funcionamento

O Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz fica na Avenida Wilson Mendes, s/n, no bairro do Porto do Carro, e funciona de quinta-feira a domingo, sempre das 13h às 18h (a bilheteria encerra às 17h). Os ingressos custam R$15 (inteira) e R$7 (meia-entrada). 

Crianças de 4 a 17 anos, estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças até 3 anos e moradores das comunidades do entorno têm gratuidade.

Escolas também podem agendar a visita em grupo, feita em horários pré-agendados e acompanhada pelos educadores ambientais do Projeto Albatroz. Neste caso, as reservas são feitas com 15 dias de antecedência pelo site (acesse aqui).

Projeto Albatroz em Cabo Frio

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental desde 2006 e, mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ), desde 2014, que nos possibilitou ampliar as pesquisas no Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. 

O primeiro Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz fica localizado em uma área de 18 mil m² ao lado da Lagoa de Araruama, também em Cabo Frio (RJ), para disseminar a cultura oceânica e desenvolver atividades de educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos.

5 DICAS DE ATIVIDADES (3) 9 8 1 10 5 7 12 22 6 4 2 11 13 14 15 19 18 16 17 5 1 2 4

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais