X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Mais de cem colaboradores da Petrobras em Macaé (RJ) participam de apresentação de educação ambiental do Projeto Albatroz

5 DICAS DE ATIVIDADES

Evento aconteceu na sede da empresa e envolveu apresentações de conceitos e resultados para executivos da companhia

Um dos principais desafios na conservação marinha, especialmente de animais que vivem longe da costa, como os albatrozes e os petréis, é sensibilizar o público sobre as ameaças a que estão sujeitos em alto mar. Para isso, os educadores do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, realizam atividades de educação ambiental guiados pela máxima de que só é possível proteger aquilo que se conhece. Com isso em mente, eles tiveram um dia de apresentações e interações com mais de cem funcionários da Petrobras de Macaé (RJ), em setembro, para introduzi-los na temática da conservação marinha e da cultura oceânica.

O evento começou com a palestra "Transformando o oceano, garantindo o futuro", liderada pelos educadores ambientais Thaís Lopes e Yago Ferreira. Eles apresentaram, por meio de uma linha do tempo detalhada, os principais pontos históricos da trajetória de 33 anos do Projeto Albatroz, desde a criação da instituição e o início do monitoramento de barcos de pesca em Santos (SP), no início da década de 90, até a inauguração do Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha, em Cabo Frio (RJ), possível graças ao patrocínio que começou em 2006.

Eles também deram detalhes sobre a problemática da captura incidental, uma das principais ameaças às espécies de albatrozes e petréis, levando metade das 22 existentes, a algum nível de perigo de extinção. Foi abordada a história da criação do Toriline brasileiro em 2001, medida mitigadora desenvolvida pelo pescador Zé Ventura e aperfeiçoada pelo Projeto Albatroz, com baixo custo e alto percentual de eficácia. 

Educação ambiental

No âmbito da educação ambiental, Thaís Lopes e Yago Ferreira deram destaque à criação do Programa Albatroz na Escola (PAE), que leva desde 2012 atividades que aproximam as crianças da conservação marinha e da cultura oceânica em diversos estados do Brasil. Em parceria com secretarias de educação e professores, é realizada uma capacitação que culmina na introdução dessa temática no currículo escolar. De 2012 a 2023, mais de 42 mil alunos foram envolvidos no PAE e cerca de 3 mil professores.

Outra iniciativa abordada com os trabalhadores da Petrobras foi o Coletivo Jovem Albatroz (CJA), que impulsiona a liderança ambiental de jovens para que possam atuar nos territórios onde vivem, mudando suas realidades. As ações do CJA ocorrem por meio de cursos, treinamentos e capacitações em que a juventude está no centro do processo de tomada de decisões, com a elaboração de campanhas, palestras, participações em órgãos colegiados, criação de materiais educativos, e muito mais. Iniciado em 2015, mais de 275 jovens de diversas regiões passaram pelo CJA.

"Para nós, educadores ambientais, é importante aproximar mais um público da realidade que vivem os albatrozes e petréis, além de sensibilizar sobre sua conservação. Poder fazer isso com trabalhadores da Petrobras é ainda mais especial, é uma forma de agradecê-los pela parceria de tantos anos e envolvê-los na conservação da biodiversidade marinha também", explica Yago Ferreira, educador ambiental do Projeto Albatroz. "Pudemos conversar, trocar experiências e tirar dúvidas sobre essas aves tão mágicas, que agora também fazem parte do repertório deles. Sem dúvidas, juntos somos mais fortes".

5 DICAS DE ATIVIDADES (1) 5 DICAS DE ATIVIDADES (2)

Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais