X
  • Portugues
  • English
  • Spanish

Mais albatrozes e petréis estão incluídos no PLANACAP

Albatroz-arisco (Thalassarche cauta)

Uma espécie de albatroz e quatro de petréis  passam a integrar o Plano Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP). Essas aves estão ameaçadas de extinção e sua inclusão no Plano é resultado da atualização do documento realizada entre os dias 15 e 19 de outubro por 18 especialistas, entre eles três do Projeto Albatroz, organização patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Essas espécies agora figuram ao lado de outras dez, também ameaçadas de extinção e que já estavam contempladas no PLANACAP com ações de proteção. São elas: o albatroz-arisco (Thalassarche cauta); o bobo-grande (Calonectris borealis); o bobo-de-cabo-verde (Calonectris edwardsii); a grazina-de-barriga-branca (Pterodroma incerta), e o bobo-grande-de-sobre-branco (Puffinus gravis).

Ainda no encontro realizado em outubro, os objetivos PLANACAP foram revisados de forma a nivelar as ações de conservação nacionais com metas internacionais já estabelecidas, além de estipular a redução ou eliminação de impactos negativos das atividades humanas sobre a conservação de albatrozes e petréis. Outros objetivos preveem o monitoramento e pesquisa da interação das aves com a pesca e a recuperação e conservação dos ambientes insulares e marinhos brasileiros utilizados por elas. Entre essas últimas, estão a pardela-de-Trindade (Pterodroma arminjoniana), que nidifica na Ilha de Trindade e ilhotas próximas, e a pardela-de-asa-larga (Puffinus lherminieri), que se reproduz em Fernando de Noronha. Elas apresentam problemas particulares de conservação, uma vez que têm suas colônias em ilhas vulneráveis à introdução de predadores e à destruição de habitats

A reunião foi realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), órgão que coordena o PLANACAP, e pela Coordenação de Planos de Ação Nacional (COPAN). O Projeto Albatroz é o coordenador executivo do Plano.

 


Leia mais

+ Notícias

Capa Amar o Mar 6 edição

6ª edição da Revista Amar o Mar dá destaque à inau...

Publicação digital está disponível para download gratuito na biblioteca do siteCabo Frio (RJ), uma d...

22/11/2023

22/11/2023 Leia mais
1

Turismo sustentável atrai jovens a Vitória (ES) pa...

A sexta edição do Encontro Jovem Mar foi organizada pelo Projeto Baleia Jubarte, com a reunião de 70...

17/11/2023

17/11/2023 Leia mais

+Projeto
Albatroz

Seja um voluntário

Leia mais